Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28983
Tipo: TCC
Título: Uma proposta metodológica para o ensino de matemática na perspectiva da resolução de problemas em etnomatemática: o cultivo do abacaxi
Autor(es): Nascimento, Berlainy Pereira do
Primeiro Orientador: Souza, Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica relacionada aos conhecimentos etnomatemáticos dos agricultores no cultivo do abacaxi, na perspectiva da Resolução de Problemas. O conteúdo dessa pesquisa foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, foi realizado um estudo do TCC de Silva (2020), intitulado: O cultivo do abacaxi e a Etnomatemática: relações com as unidades temáticas da BNCC, para identificar as principais informações que embasaram esta pesquisa. Na segunda etapa, identificamos os procedimentos matemáticos que os agricultores envolvidos na pesquisa de Silva (2020) utilizam no processo de produção do abacaxi. Na terceira etapa, analisamos o trabalho de Silva (2020) para identificar a relação dos conhecimentos matemáticos dos agricultores com as habilidades da BNCC. Na quarta etapa, apresentamos uma sequência didática voltada para o ensino da Matemática na perspectiva da resolução de problemas em Etnomatemática. Por seu foco, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e, quanto à forma dos métodos empregados, um estudo bibliográfico. A partir do estudo realizado e leituras das principais obras e pesquisadores, como Dante (2011) e Ubiratan D’Ambrosio, propomos uma sequência didática utilizando a resolução de problemas para ampliar o conhecimento dos alunos sobre Grandezas e Medidas, que aborda cálculos de perímetro e área, relacionando-os aos conhecimentos etnomatemáticos dos produtores de abacaxis em Itapororoca – PB, buscando contextualizar a Matemática para promover maior interesse dos alunos. Com essa proposta, intencionamos proporcionar aos professores a oportunidade de entender como melhorar as abordagens presentes nos livros didáticos para o ensino de Grandezas e Medidas e que, ao utilizar a resolução de problemas como recurso de ensino, eles possam criar situações desafiadoras que promovam a reflexão e a busca por soluções dentro do contexto real dos alunos. Isso possibilita ajudar os alunos a compreender os conceitos matemáticos e perceber a importância da Matemática em suas vidas. Acreditamos que essa abordagem pode contribuir para uma prática pedagógica mais efetiva e para uma aprendizagem mais significativa dos alunos.
Abstract: This Course Completion Work (CCW) aims to present a methodological proposal related to the ethnomathematical knowledge of farmers in pineapple cultivation, from the perspective of Problem Solving. The content of this research was developed in four stages. Firstly, a study by TCC de Silva (2020) was carried out, entitled: Pineapple cultivation and Ethnomathematics: relations with the thematic units of the BNCC, to identify the main information that supported this research. In the second stage, we identified the mathematical procedures that the farmers involved in Silva's (2020) research use in the pineapple production process. In the third stage, we analyzed the work of Silva (2020) to identify the relationship between farmers' mathematical knowledge and BNCC skills. In the fourth stage, we present a didactic sequence aimed at teaching Mathematics from the perspective of problem solving in Ethnomathematics. Due to its focus, the study is qualitative research, exploratory in nature and, regarding the form of the methods used, a bibliographic study. Based on the study carried out and readings of the main works and researchers, such as Dante (2011) and Ubiratan D'Ambrosio, we propose a didactic sequence using problem solving to expand students' knowledge about Quantities and Measures, which addresses perimeter calculations and area, relating them to the ethnomathematical knowledge of pineapple producers in Itapororoca – PB, seeking to contextualize Mathematics to promote greater interest among students. With this proposal, we intend to provide teachers with the opportunity to understand how to improve the approaches present in textbooks for teaching Quantities and Measurements and that, by using problem solving as a teaching resource, they can create challenging situations that promote reflection and the search for solutions within the students’ real context. This makes it possible to help students understand mathematical concepts and realize the importance of Mathematics in their lives. We believe that this approach can contribute to more effective pedagogical practice and more meaningful student learning.
Palavras-chave: Etnomatemática
Resolução de problemas
Ensino Fundamental
Produtores de abacaxi
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28983
Data do documento: 7-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BerlainyPereiradoNascimento_TCC.pdfTCC1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
BerlainyPereiradoNascimento_TERMO.pdfTERMO201,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons