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metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias incentivadoras de leitura e produção de crônicas no Ensino Médio
metadata.dc.creator: Melchiades, Aline Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Maria de Fátima Benício de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta com estratégias incentivadoras para a leitura e produção textual de crônicas no ensino médio, realizadas através de intervenções feitas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba.O presente trabalho apresenta uma proposta com estratégias incentivadoras para a leitura e produção textual de crônicas no ensino médio, realizadas através de intervenções feitas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba. Optamos pela seleção de alguns aportes teóricos, tais como: o método de letramento literário proposto por Cosson (2012); os documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Orientações Curriculares do Ensino Médio – OCEM (2006), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM (1999), os Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Médio do Estado da Paraíba (2007); as considerações apresentadas por Marcuschi (2003) sobre os gêneros textuais, algumas concepções de leitura elencadas por teóricos como Jurado e Rojo (2006), Koch (2011), Formiga (2011), Francelino (2010), Sousa (2013), Castro (2013), Antunes (1937, 2003), Certeau (1996); o dialogismo ressaltado por Bakhtin (1986, 1988) e também retomado por Fiorin (2006); as noções sobre a importância do uso do livro didático na sala de aula discutidas por Campos (2012), tendo em vista a criação do PNLD (1985); a importância das atividades lúdicas analisada por Nogueira (s/d) e, por fim, algumas das características relevantes para a compreensão do gênero textual crônica destacadas por Michelline (2005). Intencionamos promover atividades interventivas no ensino médio capazes de propiciar uma maior interação/ diálogo entre texto e leitor, induzindo a atividades de interpretação, reflexão e construção de novos sentidos, por meio da leitura de crônicas de Fernando Sabino, Arnaldo Jabor, Nelson Rodrigues e Luís Fernando Veríssimo. Nessa direção, apontamos a necessidade de estimular as habilidades e competências dos discentes para a conquista do conhecimento crítico e reflexivo, através dessa proposta para trabalhar leitura e produção de crônicas no ensino médio, seguindo um direcionamento atualizado e objetivamos analisar os resultados dessa metodologia, com o intuito de comprovar os efeitos positivos das estratégias adotadas.
Abstract: Not available.
Keywords: Crônicas
Leitura
Produção textual
Ensino médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2899
Issue Date: 21-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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