Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28993
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise sobre o uso da avaliação como instrumento para o replanejamento da prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio no município de Jacaraú-PB |
Autor(es): | Oliveira, Janielson Soares de |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A prática pedagógica e avaliação são assuntos frequentemente discutidos no âmbito educacional, tendo divergido opiniões ao longo das décadas. Fato é que, esses conceitos tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da educação em geral ao longo das décadas. Analisar o uso da avaliação escolar como instrumento para o replanejamento da prática pedagógica por parte de professores de matemática do ensino médio no município de Jacaraú - PB. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem qualitativa, descritiva quanto aos objetivos e estudo de caso quanto aos processos de coleta de dados. O estudo contou com o tamanho da amostra de 5 professores do ensino médio no município de Jacaraú /PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário eletrônico contendo 7 questões e uma entrevista contendo 10 questões abertas. Os dados coletados revelaram que, embora o sistema tenha imposto a prática de avaliações tradicionais, houve uma mudança significativa nas concepções dos professores sobre o que significa avaliar. Eles passaram a enxergar a avaliação não apenas como um meio de atribuir notas, mas como um indicador e um guia para aprimorar sua prática pedagógica no ensino de matemática. A avaliação emergiu como uma aliada poderosa nas estratégias dos professores, tornando mais fácil a investigação das causas das dificuldades na aprendizagem dos alunos e no próprio aperfeiçoamento da prática docente. Os resultados ainda apontaram que os professores mudaram sua visão sobre a avaliação escolar ao longo dos anos. Isso é evidenciado através dos relatos dos próprios professores sobre suas experiências com avaliação escolar ao longo da sua infância e adolescência. Através dos relatos, os professores mostraram que a avalição ocupa um papel central em suas práticas, sendo um fator decisivo para o desenvolvimento dos alunos em matemática. Por fim, o estudo constatou a relevância e o potencial da avaliação escolar para aprimorar a prática pedagógica do professor, ajudando na compreensão e o ensino da matemática, incentivando uma abordagem inovadora no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | Pedagogical practice and evaluation are frequently discussed issues in the educational field, having diverged opinions over the decades. The fact is, these concepts have contributed significantly to the development of education in general over the decades. Analyze the use of school evaluation as an instrument for the re-planning of pedagogical practice by teachers of mathematics in the secondary school in the municipality of Jacaraú - PB. The methodology used is based on a qualitative, descriptive approach to objectives and case study of data collection processes. The study took the size of the sample of 5 high school teachers in the municipality of Jacaraú /PB. The tools used for data collection were an electronic questionnaire containing 7 questions and an interview containing 10 open questions. The data collected revealed that while the system has imposed the practice of traditional evaluations, there has been a significant change in teachers' conceptions of what it means to evaluate. They went on to see evaluation not only as a means of awarding grades, but as an indicator and a guide to improve their pedagogical practice in teaching mathematics. Evaluation has emerged as a powerful ally in teachers' strategies, making it easier to investigate the causes of difficulties in students' learning and in the improvement of teaching practice itself. The results also pointed out that teachers have changed their view of school evaluation over the years. This is evidenced by the teachers' own reports about their experiences with school evaluation throughout their childhood and adolescence. Through the reports, the teachers showed that evaluation plays a central role in their practices, being a decisive factor for the development of students in mathematics. Finally, the study found the relevance and potential of the school evaluation to improve the teacher's pedagogical practice, helping in the understanding and teaching of mathematics, encouraging an innovative approach in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Avaliação Prática Pedagógica Ensino da Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28993 |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JanielsonSoaresdeOliveira_TCC.pdf | TCC | 515,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JanielsonSoaresdeOliveira_TERMO.pdf | TERMO | 163,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons