Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28995
Tipo: TCC
Título: A etnomatemática do campo: um estudo acerca das unidades de medidas utilizadas por agricultores e produtores rurais de Araçagi-PB
Autor(es): Batista, José Lucas Gomes
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: A Etnomatemática, é uma abordagem que considera a compreensão das aplicações do raciocínio matemático à luz do contexto social e cultural de grupos específicos. Este estudo concentrou-se em agricultores e produtores rurais do município de Araçagi, na Paraíba, analisando como eles utilizam a matemática em suas atividades diárias. O objetivo foi identificar conceitos matemáticos de grandezas e medidas presentes nas atividades cotidianas dos agricultores e produtores rurais da cidade de AraçagiPB. Por seu foco, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e, quanto à forma dos métodos empregados, um estudo de caso. A partir do estudo realizado e leituras das principais obras e pesquisadores, Ubiratan D’Ambrosio (1996, 2002, 2005, 2013), Oliveira (2019). Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com cinco profissionais, revelando a presença da Etnomatemática em suas práticas, como a medição por braças para medir comprimento, cálculos de quantidade de adubo por área, operações no comércio de legumes, distância entre covas para plantio, cálculos de lucro, diluição de veneno. Importante ressaltar que esses conhecimentos matemáticos foram adquiridos informalmente junto a familiares, independentemente de níveis variados de escolaridade. Mesmo entre aqueles que se declararam analfabetos, a utilização do raciocínio matemático foi evidente. Assim, este estudo evidenciou a presença de conceitos matemáticos na vida desses agricultores e produtores rurais, aprendidos por meio de práticas culturais e não expressos de maneira formal como na matemática escolar, sendo essencial à vida dos indivíduos, destacando a importância desses conhecimentos para a vida cotidiana. Como perspectiva futura, sugere-se a inclusão desses saberes na educação básica, promovendo uma abordagem mais inclusiva e contextualizada da matemática.
Abstract: Ethnomathematics is an approach that considers the understanding of the applications of mathematical reasoning in light of the social and cultural context of specific groups. This study focused on farmers and rural producers in the municipality of Araçagi, Paraíba, analyzing how they use mathematics in their daily activities. The objective was to identify mathematical concepts of quantities and measurements present in the daily activities of farmers and rural producers in the city of Araçagi-PB. Due to its focus, the study is qualitative research, exploratory in nature and, in terms of the methods used, a case study. Based on the study carried out and readings of the main works and researchers, Ubiratan D’Ambrosio (1996, 2002, 2005, 2013), Oliveira (2019). Semi-structured interviews were carried out with five professionals, revealing the presence of Ethnomathematics in their practices, such as measuring by fathoms to measure length, calculating the amount of fertilizer per area, operations in the vegetable trade, distance between holes for planting, profit calculations, poison dilution. It is important to highlight that this mathematical knowledge was acquired informally from family members, regardless of varying levels of education. Even among those who declared themselves illiterate, the use of mathematical reasoning was evident. Thus, this study highlighted the presence of mathematical concepts in the lives of these farmers and rural producers, learned through cultural practices and not expressed formally as in school mathematics, being essential to the lives of individuals, highlighting the importance of this knowledge for life everyday. As a future perspective, the inclusion of this knowledge in basic education is suggested, promoting a more inclusive and contextualized approach to mathematics.
Palavras-chave: Etnomatemática
Saberes Matemáticos Culturais
Práticas Culturais
Agricultura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28995
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséLucasGomesBatista_TCC.pdfTCC648,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoséLucasGomesBatista_TERMO.pdfTERMO436,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons