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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28996
Tipo: TCC
Título: Tabuleiro platônico: um jogo pedagógico para o ensino-aprendizagem dos sólidos de platão
Autor(es): Santos, Laís Cândido dos
Primeiro Orientador: Santana, Agnes Liliane Lima Soares de
Resumo: Muitos estudantes frequentemente encontram desafios no estudo da Geometria Espacial, especialmente quando abordam os Sólidos de Platão. Muitas vezes, eles têm dificuldade em compreender e visualizar os conceitos, propriedades e relações envolvidos nesses sólidos. Parte dessa dificuldade pode ser atribuída à escassez de recursos didáticos disponíveis para explorar tal objeto de conhecimento. Adicionalmente, a falta de abordagem abrangente desses sólidos nos livros didáticos muitas vezes resulta em um enfoque excessivamente teórico e na ênfase em demonstrações algébricas nas aulas. Com isso, a utilização de jogos como estratégia metodológica pode representar uma alternativa eficaz de aprendizagem, pois desta forma é possível relacionar a compreensão e apreensão dos significados sem deixar de lado as aplicações dos conceitos. Frente ao exposto, a presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um jogo de tabuleiro para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos Sólidos de Platão. Para garantir a eficiência do jogo, foram realizados testes de jogabilidade com dois grupos focais. Grupos estes formados por cinco licenciandos do curso de Matemática no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e com dezessete alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Cacique Domingos Barbosa dos Santos, localizada na Aldeia Jaraguá em Rio Tinto-PB, respectivamente. Para fundamentar este trabalho foram utilizados como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores como Pavanello (1989), Lorenzato (1995), Smole, Diniz e Cândido (2007), Rêgo e Rêgo (2013). A metodologia utilizada na pesquisa em relação à natureza da abordagem do objeto foi a qualitativa, quanto aos objetivos foi utilizada a abordagem exploratória e, por fim, quanto aos procedimentos técnicos de investigação, pesquisa participante. Os resultados obtidos indicaram que o Tabuleiro Platônico possui potencial para se tornar uma ferramenta relevante, tanto para o ensino quanto para o entretenimento, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e divertida. Além disso, o jogo é flexível e pode ser adaptado para explorar outros objetos de conhecimento não só matemáticos, mas também de outras áreas educacionais.
Abstract: Many students often encounter challenges in the study of Spatial Geometry, especially when they delve into Plato's Solids. Often, they have difficulty comprehending and visualizing the concepts, properties, and relationships involved in these solids. Part of this difficulty can be attributed to the scarcity of educational resources available to explore this area of knowledge. Additionally, the lack of comprehensive coverage of these solids in textbooks often results in an overly theoretical approach and an emphasis on algebraic demonstrations in classes. Therefore, the use of games as a methodological strategy can represent an effective alternative for learning, as it allows for the connection between understanding and grasping meanings without neglecting the practical applications of the concepts. In light of the above, the present research aimed to develop a board game to aid in the teaching and learning process of Plato's Solids. To ensure the efficiency of the game, playability tests were conducted with two focus groups. These groups consisted of five mathematics education students at Campus IV of the Federal University of Paraíba (UFPB) and seventeen students from the 2nd and 3rd years of high school at the Indigenous State School of Elementary and Secondary Education Cacique Domingos Barbosa dos Santos, located in the Jaraguá Village in Rio Tinto-PB, respectively. The theoretical framework for this work included the National Curriculum Parameters (PCN), the National Common Curriculum Base (BNCC), and authors such as Pavanello (1989), Lorenzato (1995), Smole, Diniz, and Cândido (2007), and Rêgo and Rêgo (2013). The research methodology used regarding the nature of the object's approach was qualitative, while exploratory approach was used for the objectives, and participatory research for the technical investigation procedures. The results obtained indicated that the Platonic Board has the potential to become a relevant tool for both education and entertainment, providing an engaging and enjoyable learning experience. Furthermore, the game is flexible and can be adapted to explore other areas of knowledge, not only in mathematics but also in other educational fields.
Palavras-chave: Jogos de tabuleiro
Teste de jogabilidade
Ensino da Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28996
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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