Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28997
Tipo: | TCC |
Título: | O geogebra como recurso didático para as aulas de matemática: uma análise dos tipos de tarefas produzidas pelos residentes do programa de residência pedagógica |
Autor(es): | Silva, Lucas Gabriel Fernandes da |
Primeiro Orientador: | Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes |
Resumo: | O presente estudo aborda o uso do GeoGebra como um recurso didático nas aulas de Matemática, concentrando-se na análise das tarefas criadas por residentes participantes do Programa de Residência Pedagógica. O estudo explora como os residentes utilizaram o GeoGebra, um software de Geometria Dinâmica, para desenvolver atividades matemáticas durante o ensino remoto emergencial. A pesquisa buscou compreender a variedade de tarefas produzidas pelos residentes, destacando como essa ferramenta tecnológica pode ser empregada para melhorar o ensino da Matemática. Para tanto, os objetivos da pesquisa foram: Analisar o uso do recurso GeoGebra pelos residentes do Programa Residência Pedagógica; Apresentar os principais recursos tecnológicos digitais utilizados pelos participantes do Programa de Residência Pedagógica; Descrever as propostas de ensino criadas pelos integrantes do Programa de Residência Pedagógica que utilizaram o software de Geometria dinâmica GeoGebra; Analisar as propostas de uso do GeoGebra a partir dos planos de aula elaborados pelos residentes do Programa. Além disso, foi feito um questionário aplicado aos professores sobre qual a opinião deles sobre o uso de recursos tecnológicos na Educação. A pesquisa utilizou-se de uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, objetivo exploratório e procedimentos de estudo de caso, levantamento e revisão bibliográfica. Entre a revisão bibliográfica, foram analisadas 51 obras, de 45 autores, datados entre 1988 e 2022. Entre os autores, destaca-se Powell e Alqahtani (2015), Powell e Pazuch (2016) e Gutiérrez Araújo e Pazuch (2019). Foi conclusivo que a tecnologia é um complemento relevante para a realidade educacional moderna, entretanto, existem obstáculos para sua implantação eficiente. Como possibilidades de futuros estudos, a pesquisa visa contribuir para o aprimoramento da prática pedagógica e o uso eficaz das tecnologias na educação, especialmente no contexto da formação de professores e socializa com a comunidade acadêmica os dados e achados da pesquisa, que em grande instância, ilustra a realidade local quanto ao tema. |
Abstract: | This study examines the use of GeoGebra as a didactic resource in mathematics classes, focusing on the analysis of tasks created by residents participating in the Pedagogical Residency Program. The study explores how residents utilized GeoGebra, a dynamic geometry software, to develop mathematical activities during the emergency remote teaching. The research sought to understand the variety of tasks produced by the residents, highlighting how this technological tool can be employed to enhance mathematics education. To this end, the research objectives were as follows: Analyze the use of the GeoGebra resource by the residents of the Pedagogical Residency Program; Present the main digital technological resources used by the residents of the Pedagogical Residency Program; Describe the teaching proposals created by the residents of the Pedagogical Residency Program who used the GeoGebra dynamic geometry software; Analyze the proposals for GeoGebra usage based on the lesson plans developed by the residents of the Program. Additionally, a questionnaire was administered to teachers to gauge their opinions on the use of technological resources in education. The research utilized basic nature research, a qualitative approach, exploratory objectives, and study procedures including case study, survey, and literature review. The literature review encompassed 51 works by 45 authors, dating from 1988 to 2022. Among the authors like as Powell and Alqahtani (2015), Powell and Pazuch (2016), and Gutiérrez Araújo and Pazuch (2019). The study concluded that technology is a relevant complement to modern educational reality, yet there are obstacles to its efficient implementation. As potential avenues for future research, the study aims to contribute to the improvement of pedagogical practices and the effective use of technology in education, especially in the context of teacher education, and it shares the research data and findings with the academic community, which largely illustrate the local reality regarding the topic. |
Palavras-chave: | GeoGebra Programa de Residência Pedagógica Tecnologia Formação de Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28997 |
Data do documento: | 7-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucasGabrielFernandesdaSilva_TCC.pdf | TCC | 2,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
LucasGabrielFernandesdaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 287,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons