Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28999
Tipo: TCC
Título: Uma investigação acerca dos impactos decorrentes da implementação do MIT App inventor como recurso pedagógico no ensino de cálculo vetorial e geometria analítica
Autor(es): Almeida, Marilene Silva de
Primeiro Orientador: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: O Cálculo Vetorial e Geometria Analítica são frequentemente considerados desafiadores à aprendizagem devido à sua abstração e complexidade. Com isso, o uso e aplicação do Pensamento Computacional nesses campos podem vir a simplificar a resolução de problemas complexos, decompondo conceitos abstratos de maneira lógica, aprimorando e tornando mais acessível o entendimento de vetores, retas e planos, cônicas e superfícies quádricas. Com base nesses pressupostos, é válido pontuar que o presente trabalho teve como objetivo geral investigar os impactos da utilização do MIT App Inventor como ferramenta de ensino e aprendizagem do Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. O estudo surgiu como um apoio diante das dificuldades de aprendizagem desses alunos nesses tópicos, combinando Pensamento Computacional com pensamento crítico, investigativo e criativo. A metodologia adotada teve uma abordagem qualitativa e exploratória, com a pesquisa participante sendo empregada como principal procedimento técnico. O tamanho do universo amostral foi de 35 estudantes da disciplina de Informática Aplicada à Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto–PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram 5 questionários diagnósticos, que foram aplicados após cada oficina pedagógica. Os resultados revelaram que, apesar de estarem cursando Licenciatura em Matemática, os alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem em conceitos de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. No entanto, a aplicação do MIT App Inventor demonstrou ser um instrumento significativo para elucidar essas dificuldades. O software facilitou a compreensão dos conceitos por meio de representações visuais, oferecendo uma abordagem técnica e minuciosa dos procedimentos práticos e permitindo uma análise detalhada de cada etapa do processo. Além disso, os resultados indicaram que os alunos perceberam o potencial do MIT App Inventor para o estudo de conteúdos matemáticos em outras disciplinas do curso. Muitos expressaram que o suporte fornecido pelo App Inventor poderia contribuir para facilitar a aprendizagem em outras disciplinas da Licenciatura em Matemática. Esse estudo destaca a relevância e o potencial das tecnologias educacionais para melhorar a compreensão e o ensino de conceitos matemáticos, incentivando uma abordagem inovadora e interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Vector Calculus and Analytical Geometry are often considered difficult due to their abstraction and complexity. The use of the application of Computational Thinking in these fields simplifies the resolution of complex problems, decomposing abstract concepts in a logical way, improving and making the understanding of vectors more accessible, straight lines and planes, conics and quadric surfaces. The general objective of this work was to investigate the impacts of using the MIT App Inventor as a learning tool for Vector Calculus and Analytic Geometry. The study emerged as support in the face of these students' learning difficulties in these topics, combining Computational Thinking with Critical, Investigative and Creative Thinking. The methodology adopted had a qualitative and exploratory approach, with participant research being used as the main technical procedure. The sample size was 35 students from the Informatics Applied to Mathematics discipline, from the Mathematics Degree course at the Federal University of Paraíba/Campus IV, in Rio Tinto–PB. The instruments used for data collection were 5 diagnostic questionnaires that were applied after each pedagogical workshop. The results revealed that, despite studying a degree in Mathematics, students face learning difficulties in concepts of Vector Calculus and Analytical Geometry. However, the application of MIT App Inventor proved to be a significant tool for elucidating these difficulties. The software facilitated the understanding of concepts through visual representations, offering a technical and thorough approach to practical procedures and allowing a detailed analysis of each step of the process. Furthermore, the results indicated that students realized the potential of MIT App Inventor for studying mathematical content in other course subjects. Many expressed that the support provided by App Inventor could contribute to facilitating learning in other subjects of the Mathematics Degree. This study highlights the relevance and potential of educational technologies to improve the understanding and teaching of mathematical concepts, encouraging an innovative and interdisciplinary approach in the teaching-learning process.
Palavras-chave: MIT App Inventor
Ensino-aprendizagem do Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
Pensamento computacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28999
Data do documento: 31-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarileneSilvadeAlmeida_TCC.pdfTCC1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MarileneSilvadeAlmeida_TERMO.pdfTERMO141,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons