Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29
metadata.dc.type: TCC
Title: Calculadora quebrada: uma possibilidade de discutir conceitos matemáticos.
metadata.dc.creator: Lima, Edson Santos de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Aguiar, Paraíba, resolvem problemas matemáticos utilizando um aplicativo chamado Calculadora Quebrada disponível em um site da internet. A calculadora, apesar de ser um instrumento massificado desde a década de 1970, ainda hoje está longe da escola. Para isso utilizamos alguns autores que discutem o uso da calculadora no ambiente escolar como Rêgo (2010); Selva e Borba (2010); Albergaria e Ponte (2008); Van de Walle (2009) dentre outros. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo do tipo estudo de caso simples com uma única interação dos dados coletados. Utilizamos um questionário como instrumento de aquisição de dados. O uso da Calculadora Quebrada teve como principal finalidade promover a discussão deste instrumento, motivando os alunos na compreenderem a necessidade e uso em sala de aula e no cotidiano. Com a aplicação das atividades pudemos verificar que os alunos possuem pouco domínio deste instrumento demonstrando pouca habilidade no uso desta ferramenta. Esperamos que este estudo tenha instigado alunos e professores de nossa região em busca de novas metodologias para o ensino da matemática escolar.
Abstract: This research aims to analyze how students in 9th grade of elementary school to a public school in the municipality of Aguiar, Texas, solve mathematical problems using an application called Broken Calculator available on a website. The calculator, despite being a mass-produced instrument since the 1970s, is still far from school. For this we use some authors argue that the use of calculators in the school environment and Rego (2010), Jungle and Borba (2010); Albergaria and Bridge (2008), Van de Walle (2009) among others. The methodology was qualitative character of the case study with a simple single iteration of the data collected. We used a questionnaire as a tool for data acquisition. Using the Calculator Quebrada main purpose was to promote discussion of this instrument in motivating students understand the need and use in the classroom and in everyday life. With the implementation of the activities we could verify that students have little knowledge of the instrument showing little ability to use this tool. We hope that this study has prompted students and teachers from our region in search of new methods for teaching mathematics at school.
Keywords: Uso da calculadora
Resolução de problemas matemáticos
Ensino e aprendizagem da matemática
Using the calculator
Mathematical problem solving
Teaching and learning mathematics
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29
Issue Date: 14-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESL14082012.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.