Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29002
Tipo: TCC
Título: As frações no livro didático do 6º ano: contextos, problemas, habilidades e significados
Autor(es): Silva, Ricardo Amorim
Primeiro Orientador: Assis, Cibelle de Fátima Castro
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar os problemas contextualizados de um livro didático para o ensino das operações de soma, subtração e multiplicação de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa denomina-se como sendo qualitativa, exploratória e bibliográfica. O estudo foi estruturado em quatro etapas: Etapa 1- escolher um livro didático do 6º ano; Etapa 2 - analisar os contextos dos problemas que abordam as operações de soma, subtração e multiplicação de frações do livro escolhido; Etapa 3- identificar os significados das frações presentes nos contextos dos problemas e Etapa 4- associar os problemas com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular - BNCC específicas para este ano e objeto. O livro adotado foi "Matemática essencial" dos autores Patrícia Rosana Moreno Pataro e Rodrigo Dias Balestri do ano de 2018. Na proposta do livro sobre o ensino de frações em relação às operações de soma, subtração e multiplicação foram encontradas dezoito questões, sendo oito problemas contextualizados e dez são exercícios. Durante a análise foi constatado que, os oito problemas apresentaram apenas contextos do cotidiano/práticas sociais ou contextualização sociocultural. Partindo para os significados, foram identificados nos oito problemas os significados de partetodo, número, medida e operador multiplicativo. O livro adotado na pesquisa poderia envolver outros campos matemáticos ou contextualização interna a disciplina de matemática, contextos históricos da matemática ou contextualização histórica e contextos de outras áreas do conhecimento escolar/científico. Das cinco habilidades da BNCC, três não foram contempladas nestes problemas. Nos problemas analisados não foram observados os significados de quociente e medida para as frações. Essa pesquisa reforça a importância de professores desenvolverem um olhar crítico e fundamentado nas pesquisas em Educação Matemática para melhor utilizar o livro didático de Matemática.
Abstract: The objective of this research was to analyze the problems in the 6th year textbook for teaching the operations of addition, subtraction and multiplication of fractions in the 6th year of Elementary School. The research is called qualitative, exploratory and bibliographic. The study was structured in four stages: Stage 1- choose a 6th grade textbook; Step 2- analyze the contexts of the problems that address the operations of addition, subtraction and multiplication of fractions from the chosen book; Step 3- identify the meanings of the fractions present in the contexts of the problems and Step 4- associate the problems with the skills from the National Common Curricular Base - BNCC specific to this year and object. The book adopted was "Essential Mathematics" by the authors Patrícia Rosana Moreno Pataro and Rodrigo Dias Balestri from the year 2018. In the book proposal on teaching fractions in relation to the operations of addition, subtraction and multiplication, eighteen questions were found, eight of which are problems contextualized and ten are exercises. During the analysis, it was found that the eight problems only presented everyday contexts/social practices or sociocultural contextualization. Moving on to the meanings, the meanings of part-whole, number, measure and multiplicative operator were identified in the eight problems. The book adopted in the research could involve other mathematical fields or internal contextualization of the mathematics discipline, historical contexts of mathematics or historical contextualization and contexts of other areas of school/scientific knowledge. Of the five BNCC skills, three were not included in these problems. In the problems analyzed, the meanings of quotient and measure for fractions were not observed. This research reinforces the importance of teachers developing a critical perspective based on research in Mathematics Education to better use Mathematics textbooks.
Palavras-chave: frações
problemas
contextos dos problemas
significados das frações
habilidades da BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29002
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoAmorimSilva_TCC.pdfTCC862,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RicardoAmorimSilva_TERMO.pdfTERMO281,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons