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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29003
Tipo: TCC
Título: Descobrindo padrões de consumo dos jovens no Vale do Mamanguape: uma proposta para o uso inteligente e responsável do cartão de crédito
Autor(es): Silva, Valdieverton Galdino da
Primeiro Orientador: Gouveia, Joseilme Fernandes
Resumo: O mercado de cartão de crédito que vem expandindo e obtendo grandes lucros no Brasil nos últimos 10 anos e, vem apresentando um grande mercado potencial quando considerado o número de habitantes do país e o número dos possuidores de cartão de crédito, bem como as diversas e novas oportunidades de tê-lo também não somente como um credor, mas também como fator de investimento. O objetivo geral do presente trabalho, com intuito de responder o problema de pesquisa, foi: Investigar as potencialidades e limitações do uso do cartão de crédito por jovens adultos da região do Vale do Mamanguape e estudantes da Universidade Federal do Paraíba. Alem disso, com intuito de viabilizar ainda mais o problema de pesquisa, estabeleceuse como objetivos específicos: Desenvolver habilidades de planejamento financeiro para evitar o endividamento; identificar os principais fatores que atraem os jovens a aderirem ao cartão de crédito; Demonstrar vantagens e desvantagens por meio da educação financeira sobre o uso do cartão de crédito. Dessa forma, foram realizadas também entrevistas em profundidade para levantar as vantagens e desvantagens do uso do cartão pelos possuidores e da aceitação nos estabelecimentos comerciais. Por meio um estudo de caso aplicado na Universidade Federal da Paraíba, com 192 estudantes jovens adultos e graduandos de diversos cursos ministrados na mesma, em que a maioria dos respondentes foram estudantes do curso de licenciatura de matemática, por meio de um questionário, quantitativo, objetivo, com perguntas fechadas e semiabertas, de característica exploratória, de idade entre 21 e 23 anos, com nível de educação financeira em sua maioria nulo ou regular, com acesso a cartão de crédito em sua maioria, porém não para investimento diretamente, mas sim como poder de compra, principalmente em acesso ao crédito para aquisição de produtos e serviços que talvez não teriam condições de adquirir à vista. Obtendo como conclusão a necessidade da educação financeira a todas as pessoas, o quanto antes possível e também ampliação da disponibilização de informações quanto a carteira de investimentos e suas possibilidades, como no caso especifico dessa pesquisa, em que, a maioria utiliza o cartão de crédito como ferramenta de crédito para consumo, porém desconhecem os demais benefícios.
Abstract: This article analyzes the credit card market that has been expanding and obtaining large profits in Brazil in the last 10 years and has presented a large potential market when considering the number of inhabitants of the country and the number of credit card holders, as well as the diverse and new opportunities to have it not only as a creditor, but also as an investment factor. The objective is to understand the reality of this market in Brazil, raising indicators regarding the consumer profile and behavior, with theoretical support regarding the external influences of the environment and the determinants of consumer behavior, as well as investigating the knowledge of its consumers or future consumers, in using it as a form of investment. Therefore, in-depth interviews were also carried out to identify the advantages and disadvantages of using the card by cardholders and acceptance in commercial establishments. Through a case study applied at the Federal University of Paraiba, with young adult students from different courses taught there, in which the majority of respondents were students of the mathematics degree course, through a quantitative, objective questionnaire, with closed and semi-open questions, of an exploratory nature, aged between 21 and 23 years old, with a level of financial education that is mostly null or regular, with access to a credit card for the most part, however not for investment directly, but rather as power of purchase, mainly in access to credit to purchase products and services that they might not be able to purchase outright.
Palavras-chave: Planejamento Financeiro
Investimento
Cartão de Crédito
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29003
Data do documento: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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