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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29015
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Explorando a cultura maker através do App Inventor 2 em escola do Litoral Norte da Paraíba: um Estudo de caso
Autor(es): Duarte, João Leandro
Resumo: A aprendizagem de programação não deve estar apenas limitada aos alunos que cursam Computação. Considerando este aspecto, o presente trabalho visa explorar a aprendizagem de programação com alunos de ensino médio aliado com a cultura maker e a aprendizagem colaborativa. Pretende-se avaliar a experiência por meio de um estudo de caso inicial. No estudo realizado buscou-se observar indícios do desenvolvimento nos alunos de ensino médio de competências relacionadas ao pensamento computacional e de sua motivação ao criar aplicativos utilizando MIT App Inventor 2 explorando suas próprias ideias. Para avaliar a experiência, foram realizadas observações seguindo um protocolo de observação e foi também utilizado um questionário online. Os resultados obtidos dão indícios de que a Cultura Maker aliada com o MIT App Inventor 2 pode promover 1 um ambiente colaborativo que apoia o aprendizado fazendo com que os participantes estejam mais motivados para resolver os problemas.
Abstract: Learning to program should not be limited to students studying Computer Science. Considering this aspect, the present work aims to explore programming learning with high school students allied with maker culture and collaborative learning. We intend to evaluate the experience through a pilot case study. The study aimed to observe indications of the development of high school students' skills related to computational thinking and their motivation during the creation of applications using MIT App Inventor 2 exploring their own ideas. To evaluate the experience, observations were made following an observation protocol and an online questionnaire was also used. The results give some indication that Maker Culture, combined with MIT App Inventor 2, may promote a collaborative environment that improves learning, making participants more motivated to solve problems.
Palavras-chave: aprendizagem
Estudo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29015
Data do documento: 25-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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