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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29036
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O jogo de xadrez como material instrucional para o ensino de pensamento computacional
Autor(es): Pereira, Amanda de Souza
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de material instrucional para o ensino de pensamento computacional usando o jogo de xadrez como recurso para tal, tendo em vista a contribuição para o cenário educacional de computação com a produção de recursos pedagógicos de bom custo-benefício. Utilizando o jogo de tabuleiro como uma atividade desplugada e lúdica, criou-se analogias para apresentar o conceito de algoritmo, assim como explorar o potencial do xadrez como material pedagógico.
Abstract: This paper presents a proposal of an instructional material for teaching computational thinking using the chess game as a learning resource. We aim to contribute to the educational computing scenario developing low cost pedagogical resources . Using a board game as an unplugged and playful activity, analogies were created to present the concept of algorithm, as well as to explore the potential of chess as a pedagogical material.
Palavras-chave: Jogo de Xadrez
Pensamento computacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29036
Data do documento: 30-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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