Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2904| Tipo: | TCC |
| Título: | Imagens apocalípticas e a simbologia do fogo e da água em Os Transparentes, de Ondjaki |
| Autor(es): | Brito, Dijavan Luis Santos de |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Vanessa Neves Riambau |
| Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade criar um possível panorama das imagens apocalípticas do romance Os transparentes (2013), do autor angolano Ondjaki, a partir da teoria dos arquétipos de Northrop Frye, parte do livro Anatomia da Crítica (1957), bem como analisar de que forma os símbolos do fogo e da água se apresentam ao longo da narrativa, além de suas relações com os personagens a partir do Dicionário de Símbolos (1999), de Jean Chevalier e Arthur Gheerbrant, a fim de desconstruir a imagem negativa atribuída ao suposto apocalipse relatado no fim do livro. O trabalho será dividido em um capítulo teórico, no qual abordaremos a teoria dos arquétipos de Frye, com foco nas imagens apocalípticas, além das simbologias do fogo e da água, de acordo com seus respectivos verbetes no Dicionário de Símbolos de Chevalier & Gheerbrant. Feito isso, seguir-se-á um capítulo de análise acerca das relações dos personagens com os símbolos do fogo e da água, além de analisar a presença das imagens apocalípticas ao longo da narrativa. Por fim, faremos algumas considerações acerca dos resultados de nossa análise. |
| Abstract: | This paper aims to create a possible panorama of the apocalyptical images on the novel Os transparentes (2013), from the Angolan author Ondjaki, based on the theory of archetypes from Northrop Frye, present on the book Anatomy of criticism (1957), as well as analyze how the symbols of fire and water are present through the narrative and their relation with the characters based on Jean Chevalier and Arthur Gheerbrant’s Symbols Dictionary (1999), aiming to undo the negative image given to the supposed apocalypse reported on the end of the book. This essay is divided in a theoretical chapter, in which we will approach the theory of archetypes from Frye, focused on the apocalyptic images, as so as symbologies of fire and water in accordance with their respective entries in Chevalier & Gheerbrant’s Symbols Dictionary. Thereafter, we analyze the relations between characters and symbols of fire and water, besides the presence of apocalyptical images through the narrative. Finally, we make some considerations about the results of this analysis. |
| Palavras-chave: | Literatura africana PALOP ( países africanos de língua oficial portuguesa) Imagens apocalípticas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2904 |
| Data do documento: | 11-Nov-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DLSB11122015.pdf | 438,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
