Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29046
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Explorando nudges para incentivar o engajamento dos alunos em uma plataforma de aprendizagem: um estudo experimental preliminar
Autor(es): Souza, Hércules Silva de
Resumo: Plataformas de aprendizagem são amplamente utilizadas para criar, organizar e personalizar os conteúdos educacionais dos professores e alunos, ajudando-os no processo de ensino e aprendizagem. Considerando a importância do engajamento dos alunos na resolução de desafios em tais ambientes, este trabalho pretende avaliar a influência de intervenções no ambiente, conhecidas como nudges. Utilizando regressão logística a partir de uma amostra de 132 participantes, este trabalho indicou a influência das normas sociais na resolução dos desafios quando a mensagem é apresentada sob o ponto de vista negativo. Do contrário, quando a mensagem é apresentada sob o ponto de vista positivo, a informação de que poucos resolveram influenciou na resolução dos desafios.
Abstract: Learning platforms are widely used to create, organize and personalize the educational content of teachers and students, helping them in the teaching and learning process. Considering the importance of student engagement in solving challenges in such environments, this work aims to evaluate the influence of interventions in the environment, known as nudges. Using logistic regression from a sample of 132 participants, this work indicated the influence of social norms in solving challenges when the message is presented from a negative point of view. On the contrary, when the message is presented from a positive point of view, the information that few have resolved has influenced the resolution of challenges.
Palavras-chave: Nudges
Plataformas de aprendizagem
. Utilizando regressão logística
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29046
Data do documento: 9-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HérculesSilvadeSouza_TCC.pdfTCC306,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
HérculesSilvadeSouza_TERMO.pdfTERMO238,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons