Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29077
Tipo: TCC
Título: Trabalho educativo em espaço não escolar: ação docente no hospital universitário lauro wanderley/UFPB
Autor(es): Barbosa, Liliane Gomes
Primeiro Orientador: Leite, Ivonaldo Neres
Resumo: O presente trabalho situa-se no campo dos estudos da educação não escolar. Mais precisamente, ocupa-se do trabalho docente no espaço hospitalar. Tem como objetivo geral investigar como é desenvolvido o trabalho docente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)/UFPB com as crianças internadas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida através de observação participante, análise documental e realização de entrevista biográfica. Do ponto de vista do referencial teórico-analítico, foram categorias norteadoras, por exemplo, trabalho docente, classe hospitalar e pedagogia como ciência da educação. No que se refere aos resultados, constatou-se, por exemplo, que: 1) o trabalho docente no HULW contribui com o acolhimento humanizado de crianças internadas; 2) o trabalho docente na referida instituição é exitoso em assegurar a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas, sendo uma ponte para o retorno à escola após receberem alta; 3) verifica-se, no HULW, a necessidade de estruturação e consolidação da ambiência mais propriamente demandada pela classe hospitalar.
Abstract: This work is located in the field of non-school education studies. More precisely, it deals with teaching work in the hospital space. Its general aim is to investigate how teaching work is carried out at the Lauro Wanderley University Hospital (HULW)/UFPB with children who are hospitalized. Methodologically, it was a qualitative research, which was developed through participant observation, documentary analysis and biographical interviews. From the point of view of the theoretical-analytical framework, the guiding categories were, for example, teaching work, hospital classes and pedagogy as a science of education. Regarding the results, the following was found, for example: 1) teaching work at HULW contributes to the reception of hospitalized children; 2) teaching work in such an institution is successful in ensuring the continuity of studies of hospitalized children, being a bridge for their return to school after being discharged; 3) at the HULW, there is a need to structure and consolidate the ambience more properly demanded by the hospital classroom.
Palavras-chave: Trabalho docente
Classe hospitalar
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29077
Data do documento: 13-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdfTERMO163,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
LilianeGomesBarbosa_TCC.pdfTCC1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons