Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2908| Tipo: | TCC |
| Título: | Políticas linguísticas percebidas no ensino do francês como língua estrangeira |
| Autor(es): | Morais, Fernanda Alves de |
| Primeiro Orientador: | Poll, Margarete von Mühlen |
| Resumo: | Diante da elaboração de diversas políticas linguísticas que a França vem protagonizando em defesa da promoção da língua francesa no mundo, em reação à ascensão da língua inglesa, que hoje ocupa a posição dominante nas relações internacionais, o presente trabalho tem como objetivo investigar as políticas linguísticas percebidas (SPOLSKY, 2004; BONACINA-PUGH, 2012) por aprendentes de francês acerca da língua em questão. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, aplicamos um questionário semi-estruturado aos estudantes da Aliança Francesa, unidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, com vistas a investigar quais as crenças e ideologias que eles possuem em relação à língua francesa. A análise dos resultados apontou que, embora os estudantes de francês reiterem a importância do idioma no cenário linguístico mundial, associando-o, sobretudo, ao turismo e à cultura, a maioria deles afirma e reafirma a relevância do aprendizado da língua inglesa em detrimento das demais línguas estrangeiras. |
| Abstract: | En raison de l’élaboration de diverses politiques linguistiques que la France effectue pour la promotion de la langue française dans le monde, en réaction à l’ascension de la langue anglaise, qui occupe aujourd’hui la première position dans les relations internationnales, le présent rapport a comme objectif d’enquêter sur les politiques linguistiques comprises (SPOLSKY, 2004; BONACINA-PUGH, 2012) par les étudiants de français autour de la langue en question. Pour ce faire, à travers une recherche qualitative-interpretative, nous avons transmis un questionnaire semi-structuré aux étudiants de l’Alliance Française, centre de Joao Pessoa, dans l’état de Paraiba, afin d’examiner quelles croyances et idéologies ils possèdent de la langue française. L’analyse des résultats a montré que, bien que les étudiants de français ont soulignés l’importance de la langue dans le cadre linguistique mondial, l’associant, surtout, au tourisme et à la culture, la majorité d’entre eux affirme et réaffirme l’importance de l’apprentissage de la langue anglaise au détriment des autres langues étrangères. |
| Palavras-chave: | Língua francesa Política linguística Crenças e ideologias |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2908 |
| Data do documento: | 11-Nov-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FAM11122015.pdf | 6,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
