Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2908
Tipo: TCC
Título: Políticas linguísticas percebidas no ensino do francês como língua estrangeira
Autor(es): Morais, Fernanda Alves de
Primeiro Orientador: Poll, Margarete von Mühlen
Resumo: Diante da elaboração de diversas políticas linguísticas que a França vem protagonizando em defesa da promoção da língua francesa no mundo, em reação à ascensão da língua inglesa, que hoje ocupa a posição dominante nas relações internacionais, o presente trabalho tem como objetivo investigar as políticas linguísticas percebidas (SPOLSKY, 2004; BONACINA-PUGH, 2012) por aprendentes de francês acerca da língua em questão. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, aplicamos um questionário semi-estruturado aos estudantes da Aliança Francesa, unidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, com vistas a investigar quais as crenças e ideologias que eles possuem em relação à língua francesa. A análise dos resultados apontou que, embora os estudantes de francês reiterem a importância do idioma no cenário linguístico mundial, associando-o, sobretudo, ao turismo e à cultura, a maioria deles afirma e reafirma a relevância do aprendizado da língua inglesa em detrimento das demais línguas estrangeiras.
Abstract: En raison de l’élaboration de diverses politiques linguistiques que la France effectue pour la promotion de la langue française dans le monde, en réaction à l’ascension de la langue anglaise, qui occupe aujourd’hui la première position dans les relations internationnales, le présent rapport a comme objectif d’enquêter sur les politiques linguistiques comprises (SPOLSKY, 2004; BONACINA-PUGH, 2012) par les étudiants de français autour de la langue en question. Pour ce faire, à travers une recherche qualitative-interpretative, nous avons transmis un questionnaire semi-structuré aux étudiants de l’Alliance Française, centre de Joao Pessoa, dans l’état de Paraiba, afin d’examiner quelles croyances et idéologies ils possèdent de la langue française. L’analyse des résultats a montré que, bien que les étudiants de français ont soulignés l’importance de la langue dans le cadre linguistique mondial, l’associant, surtout, au tourisme et à la culture, la majorité d’entre eux affirme et réaffirme l’importance de l’apprentissage de la langue anglaise au détriment des autres langues étrangères.
Palavras-chave: Língua francesa
Política linguística
Crenças e ideologias
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2908
Data do documento: 11-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAM11122015.pdf6,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons