Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29118
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A influência da exposição do compromisso como nudge no desempenho acadêmico em um curso presencial: um estudo observacional |
Autor(es): | Santos Júnior, Gilberto Santana dos |
Resumo: | Manter-se comprometido é um elemento fundamental para alcançar objetivos e ter sucesso em várias áreas da vida. Nudges são intervenções não intrusivas que busca direcionar o indivíduo a tomar determinadas decisões. O presente estudo teve como objetivo investigar a eficácia da exposição do compromisso como uma estratégia para influenciar o desempenho acadêmico no contexto de duas disciplinas regulares de um curso presencial. Foi conduzido um estudo longitudinal no qual os participantes foram orientados a fazer planejamentos semanais, sendo tais planos expostos semanalmente para a turma, assumindo assim um compromisso visível perante seus colegas e o professor. A coleta de dados foi obtida através de observações, entrevistas e questionários. O compromisso através de um planejamento semanal de atividades se mostrou eficaz para grande parte dos discentes. A exposição, no entanto, aparentemente não influenciou no comprometimento. Dentre as possíveis causas estão a afinidade com os colegas da turma e a motivação intrínseca com a disciplina |
Abstract: | Staying committed is a key element in achieving goals and succeeding in many areas of life. Nudges are non-intrusive interventions that seek to direct the individual to make certain decisions. The present study aimed to investigate the effectiveness of exposure to commitment as a strategy to influence academic performance in the context of two regular disciplines of a face-to-face course. A longitudinal study was conducted in which the participants were instructed to make weekly plans, and these plans were exposed weekly to the class, thus assuming a visible commitment to their colleagues and the teacher. Data collection was obtained through observations, interviews and questionnaires. Commitment through weekly planning of activities proved to be effective for most students. Exposure, however, apparently did not influence commitment. Among the possible causes are affinity with classmates and intrinsic motivation with the discipline. |
Palavras-chave: | Desempenho Acadêmico Um Estudo Observacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29118 |
Data do documento: | 7-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GilbertoSantanadosSantosJúnior _TERMO.pdf | TERMO | 737,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
GilbertoSantanadosSantosJúnior_TCC.pdf | TCC | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons