Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29128
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O papel da pesquisa científica para o desenvolvimento de competências : um estudo com discentes de administração do Campus IV/UFPB |
Autor(es): | Lima, Maria Helena Gomes de |
Resumo: | Este estudo teve o objetivo de analisar a percepção de discentes do curso de administração do Campus IV/UFPB sobre a influência da pesquisa científica no desenvolvimento de competências. Fundamenta-se acerca das competências, especialmente, das competências do administrador, além da pesquisa científica no contexto formativo. No tocante à metodologia, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e tipo descritivo, tendo realizado entrevistas com 5 alunos do curso de Administração que foram bolsistas de projetos de iniciação científica. Os dados foram analisados por meio da análise do discurso, dividindo-se em 6 categorias. Os resultados evidenciaram que a pesquisa científica se torna um fator fundamental para o processo formativo dos estudantes, pois é uma das esferas institucionais capazes de desenvolver competências que qualifica a formação. Portanto, conclui-se que a pesquisa influencia em competências como leitura e escrita, bem como em competências socioemocionais por meio da participação em reuniões de grupos de pesquisa e eventos científicos. |
Abstract: | This study aimed to analyze the perception of students on the administration course at the IV/UFPB campus about the influence of scientific research on the development of skills. It is based on skills, especially administrator skills, in addition to scientific research in the training context. Regarding the methodology, it is characterized by a qualitative and descriptive approach, having carried out interviews with 5 students from the Administration course who were scholarship holders for scientific initiation projects. The data was analyzed through discourse analysis, divided into 6 categories. The results showed that scientific research becomes a fundamental factor in the students' training process, as it is one of the institutional spheres capable of developing skills that qualify training. Therefore, it is concluded that research influences skills such as reading and writing, as well as socio-emotional skills through participation in research group meetings and scientific events. |
Palavras-chave: | Pesquisa científica Competências Discentes Administração |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29128 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaHelenaGomes_TCC.pdf | TCC | 886,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariaHelenaGomes_TERMO.pdf | TERMO | 113,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons