Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29133
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento do jogo de cartas BI-NA-RI-OH para o ensino da aritmética binária
Autor(es): Soares, Pedro Lucas Gomes
Resumo: Neste artigo, é apresentado o desenvolvimento do material instrucional BI-NA-RI-OH, projetado para servir como material de pós-aprendizagem no ensino da aritmética binária para estudantes do ensino médio. O objetivo principal foi criar um jogo que apoiasse o aprendizado das operações de soma, subtração, multiplicação e divisão de números binários, utilizando a abordagem da Computação Desplugada. O jogo foi aplicado junto a 18 alunos do 1º ano do ensino médio técnico e diante dos resultados observou-se que o material fornece suporte aos alunos, tais como: conversão, compreensão e a abstração dos conceitos apresentados nas aulas. Além disso, o jogo incentiva a interação com os colegas de classe, promovendo o pensamento lógico e a socialização em um ambiente de sala de aula.
Abstract: In this article, the development of the instructional material BI-NA-RI-OH, designed to serve as post-learning material in the teaching of binary arithmetic to high school students, is presented. The main objective was to create a game that supported the learning of operations of addition, subtraction, multiplication and division of binary numbers, using the approach of Unplugged Computing. The game was applied to 18 students of the 1st year of technical high school and, based on the results, it was observed that the material provides support to students, such as: conversion, understanding and abstraction of the concepts presented in the classes. Additionally, the game encourages interaction with classmates, promoting logical thinking and socializing in a classroom environment.
Palavras-chave: BI-NA-RI-OH
Computação Desplugada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29133
Data do documento: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroLucasGomesSoares_TCC.pdfTCC3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdfTERMO124,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons