Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29138
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento de competências à luz da aprendizagem transformadora : o caso de estudantes de administração em uma empresa júnior
Autor(es): Amorim, Stefany Karoline Pereira de
Resumo: Este estudo busca compreender o processo de aprendizagem de alunos envolvidos com a abertura de uma empresa júnior de administração para o desenvolvimento de competências profissionais. Nesse sentido, pretende-se, também como objetivos específicos, identificar a perspectiva da aprendizagem transformadora nos discentes entrevistados e relacionar as competências apontadas pelos discentes com as competências detectadas no Projeto Pedagógico do Curso de Administração do campus IV/Universidade Federal da Paraíba. O trabalho fundamentou-se na articulação entre a aprendizagem transformadora balizada por Mezirow, competências e o movimento de empresas juniores. Diante disso, o estudo é de abordagem qualitativa, de método dedutivo, caracterizado como descritivo e estudo de caso. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas virtuais e presenciais, analisado por meio da análise compreensiva e interpretativa dos dados. Os resultados foram organizados em 6 categorias que abordam a temática: Incentivo à abertura da EJ, Envolvimento e reflexão, Experiência e aprendizado na EJ, Mudanças com a vivência na EJ, Competências desenvolvidas com a EJ e Contribuição das competências adquiridas. Conclui-se que os empresários juniores entrevistados conseguiram adquirir 19 competências profissionais, sendo algumas próximas do que se estabelecem no PPC do referido curso. E o desenvolvimento dessas competências ocorreram por um aprendizado transformador alcançado nos domínios de aprendizagem instrumental e comunicativo, além da reflexão de conteúdo e processo. Todavia, é preciso desenvolver mais o domínio de aprendizagem emancipatório e a reflexão de premissas para que o aprendizado seja efetivamente transformador e colabore melhor no desenvolvimento de competências profissionais.
Abstract: This research seeks to understand the learning process of students involved with the opening of a junior management company for the development of professional skills. In this sense, it intends to also, as specific objectives, identify the perspective of transformative learning in the students interviewed and relate the competences pointed out by the students with the competences detected in the Pedagogical Project of the Administration Business Course of campus IV/ of The Federal University of Paraíba. The study was based on the articulation between transformative learning guided by Mezirow, skills and the movement of junior companies. Therefore, the study is qualitative approach, deductive method, characterized as descriptive and case study. The data collection process was conducted through semi-structured virtual and face-to-face interviews, analyzed through comprehensive and interpretative analysis of the data. The results were organized into 6 categories that address the theme: Encouraging the opening of the Junior Company, Involvement and reflection, Experience and learning in the Junior Company, Changes with the experience in the JC, Skills developed with the JC and Contribution of skills acquired. It is concluded that the interviewed junior entrepreneurs managed to acquire 19 professional skills, being some close to what is established in the of the pedagogical project of the course e referred course. And the development of these skills occurred by a transformative learning achieved in the domains of instrumental and communicative learning, as well as content and process reflection. However, it is necessary to develop more the emancipatory learning domain and reflection of premises so that learning is effectively transformative and better collaborate in the development of professional skills.
Palavras-chave: Aprendizagem transformadora
Competências profissionais
Empresa júnior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29138
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
StefanyKarolinePereiradeAmorim_TCC.pdfTCC587,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
StefanyKarolinePereiradeAmorim_TERMO.pdfTERMO236,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons