Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29150
Tipo: | TCC |
Título: | Multiculturalismo, currículo e formação de professores: potenciais e tensões reveladas nos documentos curriculares dos cursos de pedagogia da UFPB |
Autor(es): | Silva, Caroline Pereira |
Primeiro Orientador: | Batista , Aline Cleide |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de pesquisa os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura em Pedagogia da UFPB e alguns de seus documentos orientadores a partir das lentes do multiculturalismo e suas contribuições para o campo da Educação. Com o objetivo de investigar as perspectivas multiculturais presentes no PPC do curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB, observando possíveis hibridizações na formação dos egressos do curso. Pela crescente demanda de pesquisas voltadas aos cursos de formação de professores e seus documentos orientadores sob a ótica do multiculturalismo crítico, desafiando preconceitos e respeitando a diversidade. Nesse sentido, o arcabouço teórico é construído nos estudos relacionados ao multiculturalismo, currículo e a formação de professores defendidos por Candau (2007; 2011; 2020), Candau e Moreira (2007), Ivenicki/Canen (2007; 2008; 2020), Silva (2022; 2012;), Moreira (2021) Hall (1997; 2009; 2020), entre outros. Na organização metodológica, a pesquisa segue a abordagem qualitativa, na perspectiva dos estudos documentais, e na interpretação dos dados usa-se a técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Nos resultados, percebeu-se que o curso de Pedagogia do CCAE-UFPB prioriza um perfil e uma cultura específica, enquanto reflexo das resoluções que guiam sua formulação. Entretanto, também apresentou indícios que superam essas perspectivas, pois, as disciplinas apresentaram o potencial de levantar questões multiculturais que permitem a reflexão e a problematização da identidade, da cultura, dos marcadores culturais, da diferença, da diversidade, das (inter)relações socioculturais e de poder. Desse modo, tem a capacidade de trazer aspectos importantes para o perfil dos pedagogos, pois, pode possibilitar visibilizar e refletir a respeito dessas questões e o modo como influenciam as interações socioculturais dos ambientes escolares e não escolares, onde a diversidade deve ser um componente intrínseco das práticas pedagógicas. |
Abstract: | This work has as object of research the political-pedagogical projects of the course (PPC) of Degree in Pedagogy of UFPB and some of its guiding documents from the lens of multiculturalism and its contributions to the field of Education. With the objective of investigating the multicultural perspectives present in the PPC of the pedagogy course of Campus IV of UFPB, observing possible hybridizations in the formation of the graduates of the course. Due to the growing demand for research aimed at teacher training courses and their guiding documents from the perspective of critical multiculturalism, challenging prejudices and respecting diversity. In this sense, the theoretical framework is built on studies related to multiculturalism, curriculum and teacher training defended by Candau (2007; 2011; 2020), Candau and Moreira (2007) Ivenicki/Canen (2007; 2008; 2020), Silva (2022; 2012;), Moreira (2021) Hall (1997; 2009; 2020), among others. In the methodological organization, the research follows the qualitative approach, from the perspective of Documentary Studies, and in the interpretation of the data, the thematic content analysis technique is used. In the results, it was noticed that the pedagogy course of the CCAE-UFPB prioritizes a specific profile and culture, as a reflection of the resolutions that guide its formulation. However, it also presented evidence that exceeds these prospects, as it allows to make visible and reflect on these issues and the way they influence the sociocultural interactions of school and nonschool environments, where diversity should be an intrinsic component of pedagogical practices. |
Palavras-chave: | Multiculturalismo Formação de professores Currículo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29150 |
Data do documento: | 13-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarolinePereiraSilva_TCC.pdf | TCC | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
CarolinePereiraSilva_TERMO.pdf | TERMO | 478,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons