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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29152
Tipo: TCC
Título: A violência escolar entre estudantes do meio popular de Rio Tinto-PB
Autor(es): Silva, Suênia Tavares Da
Primeiro Orientador: Leite, Ivonaldo Neres
Resumo: Na conjuntura atual, a violência escolar tem se tornado uma questão urgente, em decorrência do crescimento de casos e das consequências que impactam toda a sociedade. Este estudo teve como propósito apresentar um panorama geral dos casos de violência entre pares (bullying) em escolas do meio popular de Rio Tinto-PB. Metodologicamente, seguiu os princípios da pesquisa qualitativa com uma perspectiva de abordagem exploratória. A pesquisa empírica foi desenvolvida mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes da rede pública de duas instituições de ensino. O tratamento do material resultante das entrevistas foi operacionalizado através da técnica de Análise Temática. Do ponto de vista do referencial teórico, o trabalho buscou fundamentação em conceitos e categorias da sociologia e da Educação Popular. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar, por exemplo, que, como reflexo da cultura de violência persistente na sociedade contemporânea, a violência entre pares tem se naturalizado no ambiente escolar e se tornado uma constante na vida dos estudantes. Consequentemente, eles apresentam dificuldade em dissociar atos de violência de atos de brincadeira. Também foi constatado que as abordagens utilizadas pelas instituições de ensino no que se refere ao enfrentamento da violência entre pares, embora válidas, não são suficientes no sentido de prevenção. Entre outras reflexões conclusivas, assinala-se que a Educação Popular pode aportar significativas contribuições ao enfretamento da problemática do bullying, como construindo medidas persuasivas em detrimento de ações apenas repressivas, fortalecendo a identidade e a autoestima dos discentes, estimulando a convivência cordial, etc.
Abstract: In the current situation, school violence has become an urgent issue, due to the growth of cases and the consequences that impact the whole society. This study aimed to present an overview of cases of peer violence (bullying) in schools of popular environment of Rio Tinto-PB. Methodologically, it followed the principles of qualitative research with an exploratory approach perspective. The empirical research was developed by conducting semi-structured interviews with public school students from two educational institutions. The treatment of the material resulting from the interviews was operationalized through the Thematic Analysis technique. From the point of view of the theoretical framework, the work was based on concepts and categories of sociology and Popular Education. From the results obtained, it was possible to verify, for example, that, as a reflection of the persistent culture of violence in contemporary society, violence between peers (bullying) has become natural in the school environment and has become a constant in the lives of students. Consequently, they find it difficult to dissociate acts of violence from acts of play. It was also found that the approaches used by educational institutions with regard to tackling peer violence, although valid, are not sufficient in the sense of prevention. Among other conclusive reflections, it is pointed out that Popular Education can make significant contributions to dealing with the problem of bullying, such as subsidizing persuasive actions instead of repressive ones, strengthening the identity and self-esteem of the students, stimulating cordial coexistence, etc.
Palavras-chave: Violência escolar
Bullying
Meio popular
Educação Popular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29152
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

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