Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2916
metadata.dc.type: TCC
Title: Contextos campesinos na zona urbana: um diálogo entre campo e cidade.
metadata.dc.creator: Nascimento, Nadirjane Medeiros Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico intitulado de CONTEXTOS CAMPESINOS NA ZONA URBANA: um diálogo entre campo e cidade, vem nos mostrar possíveis proximidades e distanciamentos entre campo e cidade no cotidiano escolar e suas implicações pedagógicas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Severina Cavalcante Souto – situada na cidade de João Pessoa – Paraíba, onde atuei como educadora e pude desenvolver junto aos meus alunos do 5o ano do Ensino Fundamental I, durante todo o ano de 2013. No referido projeto escolar intitulado de “Campo raiz da cidade”, onde trabalhamos atividades voltadas à realidade campesina do nosso estado, contribuindo assim, para um melhor conhecimento entre os alunos por mim assistidos, sobre a diversidade da vida no campo. A metodologia do trabalho foi do tipo quantitativa/qualitativa, na qual abordamos também, através de questionário apresentado aos professores, quais as dificuldades encontradas entre os professores pesquisados da mesma escola, em abordar o contexto campesino de modo que fique esclarecida para os alunos toda a complexidade e riqueza existente dentro do Campo e de como os alunos veem esse conhecimento do campesinato no cotidiano escolar urbano.
Abstract: This monograph titled peasants CONTEXTS IN URBAN AREA: a dialogue between country and city, come show us possible nearby and differences between country and city in the daily school and its pedagogical implications in State Elementary School Sister Severina Cavalcante Souto - located in the city João Pessoa - Paraíba, where I worked as a teacher and I developed together with my 5th graders of elementary school throughout the year 2013. Said school project entitled "Field root of town" where work activities aimed at peasant reality of our state, thus contributing to a better understanding among the students assisted by me, about the diversity of life in the field. The methodology of the work was the quantitative / qualitative type approach in which also, through a questionnaire submitted to the teachers, which are the difficulties between the surveyed teachers from the same school, in addressing the peasant context so that it is clear for all students complexity and existing wealth within the field and how the students see that knowledge of the peasantry in urban school routine.
Keywords: Contextos campesinos
Zona urbana
Escola pública
Contexts peasants
Urban Zone
Public School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2916
Issue Date: 8-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMCN29092014.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.