Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29162
Tipo: | TCC |
Título: | Mediação pedagógica junto à uma estudante com paralisia cerebral: um estudo de caso |
Autor(es): | Silva, Flávia Raquel da |
Primeiro Orientador: | Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a Mediação Pedagógica junto à uma Estudante com Paralisia Cerebral (PC). Tem como objetivo analisar as contribuições da mediação pedagógica junto à uma estudante com paralisia cerebral na escola comum. A referida estudante à época encontrava-se com 21 (vinte e um) anos, cursando o 9° (nono) ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa ocorreu em uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba no ano de 2019. O estudo se configura metodologicamente como uma pesquisa qualitativa, de campo, descritiva e desenvolve-se a partir de um estudo de caso. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental para a construção da fundamentação teórica e em seguida a escolha do campo empírico, identificação do sujeito, observações do campo para análise das ações interventivas e mediadoras, também foram coletados dados de caderno de campo e conversas com a genitora da referida estudante. Os resultados deste estudo demonstram que a mediação pedagógica intencional proporciona melhorias significativas no desenvolvimento motor, cognitivo e na interação social da estudante, refletindo assim em uma plena participação nas atividades desenvolvidas no âmbito escolar. Também foi constatado que a mediação pedagógica quando pensada estrategicamente, ou seja, conhecendo as especificidades do sujeito, contribuem positivamente para o seu desenvolvimento. |
Abstract: | The theme of this work is Pedagogical Mediation with a Student with Cerebral Palsy (CP). It aims to analyze the contributions of pedagogical mediation with a student with cerebral palsy in a regular school. The aforementioned student at the time was 21 (twenty-one) years old, studying the 9th (ninth) year of Elementary School II. The research took place in a public school in the city of João Pessoa, Paraíba in 2019. The study is methodologically configured as qualitative, field, descriptive research and is developed from a case study. Initially, a bibliographic and documentary survey was carried out to build the theoretical foundation and then the choice of the empirical field, identification of the subject, field observations for analysis of intervention and mediating actions, data from field notebooks and conversations with the mother of said student. The results of this study demonstrate that intentional pedagogical mediation provides significant improvements in the student's motor, cognitive development and social interaction, thus resulting in full participation in activities carried out at school. It was also found that pedagogical mediation, when thought strategically, that is, knowing the specificities of the subject, contributes positively to their development. |
Palavras-chave: | Inclusão Mediação pedagógica Paralisia cerebral |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29162 |
Data do documento: | 10-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRS21112023.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons