Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29163
Tipo: TCC
Título: Literatura infantil, letramento e alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Gonçalves, Wivian Francy Cabral
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: A interligação entre alfabetização, letramento e literatura infantil contribui para o uso social da escrita e da leitura das crianças. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo analisar como a literatura infantil e o letramento literário podem auxiliar no processo de alfabetização de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, a partir da observação e prática em uma escola municipal da cidade de João Pessoa, durante o cumprimento obrigatório da disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), durante o ano/semestre letivo 2022.1. A pesquisa tem como base a pesquisa bibliográfica sobre o tema da alfabetização e do letramento, tendo como ferramenta importante e indispensável os textos da literatura infantil. Também compreende a análise de documentos legais e a verificação de dados sobre a situação da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil, no Estado da Paraíba e no município de João Pessoa, cujos índices são preocupantes em relação ao atraso dos alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Por fim, apresenta uma atividade de leitura que poderá ser utilizada em turmas de alfabetização, com o objetivo de auxiliar no processo de aquisição do da leitura e da escrita, na compreensão reflexivo-crítica das crianças em relação as suas leituras e que leva a produção de outros textos. Assim, alfabetização, letramento e literatura podem tornar as crianças cidadãos participativos na sociedade letrada.
Abstract: The interconnection between literacy, literacy and children's literature contributes to the social use of children's writing and reading. In this context, this work aims to analyze how children's literature and literary literacy can help in the literacy process of students in the 2nd year of Elementary School, based on observation and practice in a municipal school in the city of João Pessoa, during mandatory compliance with the discipline of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba (UFPB), during the academic year/semester 2022.1. The research is based on bibliographical research on the subject of literacy and literacy, using children's literature as an important and indispensable tool. It also includes the analysis of legal documents and the verification of data on the literacy situation in the initial years of Elementary School in Brazil, in the State of Paraíba and in the municipality of João Pessoa, whose rates are worrying in relation to students' delay in learning. of reading and writing. Finally, it presents a reading activity that can be used in literacy classes, with the aim of assisting in the process of acquiring reading and writing, in the reflectivecritical understanding of children in relation to their readings and which leads to production of other texts. Thus, literacy, literacy and literature can make children participative citizens in a literate society.
Palavras-chave: Literatura infantil
Letramento literário
Alfabetização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29163
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WFCG21112023.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons