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metadata.dc.type: TCC
Title: A abordagem da coesão textual na coleção Língua Portuguesa
metadata.dc.creator: Santos, Joilma de Lima Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como a coleção Língua Portuguesa (2013), das autoras Roberta Hernandes Alves e Vima Lia Martin, destinada ao Ensino Médio (1º ao 3º ano), aborda a coesão textual e se esse fenômeno está relacionado ao ensino de leitura, produção textual e/ou análise linguística. A presente pesquisa é qualitativa e documental fundamentada, sobretudo, nos pressupostos teóricos de Antunes (2005), Koch (2010, 2015), Marcuschi (2008, 2009) e Fávero (1988, 2000). Como procedimentos metodológicos foi feita uma busca inicial no sumário procurando identificar as unidades nas quais a coesão textual era abordada. A partir disso, foi examinada a abordagem do fenômeno, bem como observado em qual eixo de ensino (leitura, produção ou análise linguística) ele se encaixava. Ao concluirmos a análise, encontramos um cenário satisfatório em relação ao trabalho com a coesão textual, uma vez que está em consonância com a literatura mais atualizada na área da Linguística Textual, bem como com os documentos oficiais de ensino de língua. Observamos que a inserção do conteúdo da coesão textual nas obras teve sua importância no processo de ensino da leitura, como também da produção textual, podendo contribuir significativamente para a ampliação da competência linguístico-comunicativa por parte dos alunos do Ensino Médio.
Abstract: This work aims to investigate how the Portuguese Language collection (2013), by Roberta Hernandes Alves and Vima Lia Martin, aimed at High School (1st to 3rd year), deals with textual cohesion and if this phenomenon is related to reading teaching, textual production and / or linguistic analysis. The present research is qualitative and documental based, above all, on the theoretical assumptions of Antunes (2005), Koch (2010, 2015), Marcuschi (2008, 2009) and Fávero (1988, 2000). As methodological procedures was made an initial search in the summary trying to identify the units in which textual cohesion was approached. From this, it was examined the approach of the phenomenon, as well as observed in which axis of education (reading, production or linguistic analysis) it fit. When we conclude the analysis, we find a satisfactory scenario in relation to the work with textual cohesion, since it is in line with the most up-to-date literature in the area of Textual Linguistics, as well as with official documents of language teaching. We observed that the insertion of the content of textual cohesion in the works had its importance in the teaching process of reading, as well as textual production, and could to contribute significantly to the expansion of the linguistic-communicative competence of the high school students.
Keywords: Coleção Língua Portuguesa - Coesão textual
Livro didático
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2917
Issue Date: 21-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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