Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29172
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas de ensino de língua inglesa com estudantes de graduação e pós-graduação em agronomia da UFPB : um relato de experiência
Autor(es): Silva, José Carlos Rodrigues da
Resumo: A língua inglesa é vista como língua franca global e desempenha uma importância fundamental na disseminação do conhecimento científico e tecnológico. Este trabalho propõe expor uma prática de ensino e aprendizagem da língua inglesa na área de Agronomia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizando-se de metodologias complementares no ensino desse idioma, como o Blended Learning e o English for Especific Purposes (ESP), entre outras, considerando a importância crescente dessa língua na comunicação científica e na colaboração global na área agronômica. Tivemos como aparato teórico fundamentado em Krashen (1981), Schon (2000), Graham (2006); Martins (2021); Moran, (2021) e outros, que se concentram no ensino de forma mais dinâmica e criativa. A prática de ensino em exposição, no formato de relato de experiência, evidenciou além de aulas no formato híbrido para integrantes do grupo de estudos de língua inglesa, o uso de recursos adicionais ou autênticos como complementos ao currículo tradicional. Ao analisar os resultados provenientes dessa nova prática de ensino, este trabalho contribui para a compreensão de como essas estratégias podem otimizar a aprendizagem de língua inglesa, buscando compreender e superar as dificuldades no ambiente de formação acadêmica, oferecendo abordagens adequadas ao contexto e visando à preparação desses estudantes para uma participação mais eficaz em um cenário acadêmico e profissional global interconectado.
Abstract: The English language is seen as a universal language and plays a crucial role in the dissemination of scientific and technological knowledge. This paper aims to present a teaching and learning practice of the English language in the field of Agronomy at the Federal University of Paraíba (UFPB), using complementary methodologies in the teaching of this language, such as the Blended Learning and the English for Especific Purposes (ESP) among others, considering its growing importance in scientific communication and global collaboration in the agronomic field. The theoretical framework included works by Krashen (1981), Schon (2000), Graham (2006); Martins (2021); and Moran (2021), and others, that concentrate teaching in a more dynamic and creative way. The teaching practice presented, in the form of an experience report, showcased, in addition to classes in a hybrid format for members of the english language study group, the use of additional or authentic resources as supplements to the traditional curriculum. By analyzing the results from this new teaching practice, this work contributes to understanding how these strategies can optimize the learning of the English language, seeking to comprehend and overcome difficulties in the academic learning environment, offering suitable approaches to the context and aiming to prepare these students for a more effective participation in a globalized and interconnected academic and professional setting.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Novas metodologias
Agronomia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29172
Data do documento: 20-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséCarlosRodriguesdaSilva_TCC.pdfTCC1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoséCarlosRodriguesdaSilva_TERMO.pdfTERMO152,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons