Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29178
Tipo: | TCC |
Título: | Violência escolar: perspectivas docentes |
Autor(es): | Silva, Maria Elaine Da |
Primeiro Orientador: | Leite, Ivonaldo Neres |
Resumo: | A violência representa um dos principais desafios de saúde pública global, com potencial para afetar um amplo número de grupos sociais. No contexto escolar, manifesta-se em comportamentos que vão desde apelidos pejorativos e interrupções durante a comunicação até a possibilidade de desencadear agressões físicas e danos ao ambiente educacional. O bullying se destaca como uma das formas mais prevalentes de comportamento agressivo no ambiente escolar. Notadamente, tem evoluído e se disseminado de maneira alarmante e inquietante, acarretando sérias ramificações tanto físicas quanto psicológicas para suas vítimas. O presente trabalho tem como objetivo descrever as visões e perspectivas de professores acerca da violência escolar e do bullying, empregando abordagens teóricas que exploram o conceito de violência, suas diversas manifestações, etc, no sentido de formular uma proposta de intervenção. Para fundamentar este trabalho, referências bibliográficas da área foram revisadas e realizou-se uma pesquisa com docentes da rede pública do município de Mamanguape-PB por meio de questionários. Quanto aos resultados, constatou-se que tanto a violência escolar quanto o fenômeno do bullying são fenômenos complexos, exigindo a implementação de medidas preventivas e de intervenção para promover um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos os alunos. Ficou evidenciado que o papel dos educadores é de extrema importância nesse processo, e que a formação e o suporte aos professores são elementos cruciais para lidar de maneira eficaz com a violência escolar. |
Abstract: | Violence represents one of the main global public health challenges, with the potential to affect a wide range of social groups. In the school context, it manifests itself in behavior ranging from derogatory nicknames and interruptions during communication to the possibility of triggering physical aggression and damage to the educational environment. Bullying stands out as one of the most prevalent forms of aggressive behavior in the school environment. Notably, it has evolved and spread in an alarming and disturbing way, causing serious physical and psychological ramifications for its victims. This work aims to describe teachers' views and perspectives on school violence and bullying, using theoretical approaches that explore the concept of violence, its various manifestations, etc., in order to formulate a proposal for intervention. To support this work, bibliographical references in the area were reviewed and a survey was carried out with public school teachers in the municipality of Mamanguape-PB. The results showed that both school violence and bullying are complex phenomena, requiring the implementation of preventive and intervention measures to promote a safe and welcoming school environment for all students. It became clear that the role of educators is extremely important in this process, and that training and support for teachers are crucial elements in combating school violence effectively. |
Palavras-chave: | Violência escolar Bullying Intervenção |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29178 |
Data do documento: | 13-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaElaineDaSilva_TCC.pdf | TCC | 2,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariaElaineDaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 183,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons