Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29179
Tipo: TCC
Título: Literatura infantil: levantamento de pesquisas no portal periódicos capes
Autor(es): Silva, Alessandra Fernandes Da
Primeiro Orientador: Silva, Sheila Valéria Pereira da
Resumo: Ao ler, cada leitor passa por um processo de construção de significado do texto, levando em consideração os seus objetivos, o conhecimento já adquirido por determinado assunto, sobre o autor, e tudo que acontece na narrativa que pode ser articulado a outros tipos de saberes e temas já estudados. A percepção, a reflexão, a criticidade fazem parte desse processo de construção. O objetivo geral é levantar as pesquisas produzidas acerca do trabalho com a Literatura Infantil na Educação Infantil, no Portal de Periódicos CAPES. Como os objetivos específicos, temos: analisar como o ensino de Literatura Infantil é trabalhado na Educação Infantil, a partir dos artigos levantados no Portal de Periódicos CAPES; Identificar as principais contribuições do ensino da Literatura Infantil para a aprendizagem das crianças, nos artigos levantados no Portal de Periódicos CAPES.No presente trabalho, são realizadas descrições, reflexões e análises de modo sistemático acerca do objeto de estudo, analisando como se dá a inserção da literatura na Educação Infantil constituindo-se, assim, em uma pesquisa de natureza qualitativa.Esta pesquisa é do tipo bibliográfica que é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, dentro do Portal de Periódicos da CAPES. Através do presente estudo, podemos observar os benefícios de gerar experiências que possam expandir as capacidades das crianças através da presença literária, especialmente usando a contação de histórias.
Abstract: When reading, each reader goes through a process of construction of meaning of the text, taking into account their objectives, the knowledge already acquired by a certain subject, about the author, and everything that happens in the narrative that can be articulated to other types of knowledge and themes already studied. Perception, reflection and criticality are part of this construction process. The general objective is to survey the research produced about the work with Children's Literature in Early Childhood Education, in the Portal of Periodicals CAPES. As specific goals, we have: to analyze how the teaching of Children's Literature is worked in Children's Education, from the articles surveyed at the Portal de Periódicos CAPES; to identify the main contributions of the teaching of Children's Literature to the learning of children, in the articles surveyed at the Portal de Periódicos CAPES. In this study, descriptions, reflections, and analyses are systematically made about the object of study, analyzing how literature is inserted in Children's Education, thus constituting qualitative research. This is bibliographical research that is developed from already elaborated material, consisting mainly of books and scientific articles, in the CAPES Periodicals Portal. Through the present study, we can observe the benefits of generating experiences that can expand children's capabilities through literary presence, especially using storytelling.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Educação Infantil
Aprendizagem
Leitura infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29179
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdfTCC502,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDFTERMO365,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons