Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29186
Tipo: TCC
Título: Saúde mental de estudantes de pedagogia e seu impacto na aprendizagem
Autor(es): Souza, Nayara Lins de
Primeiro Orientador: Lula, Aurora Camboim Lopes de Andrade
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar qual a qualidade de saúde mental dos/as estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sua percepção sobre o impacto isso impacta em sua aprendizagem. Os níveis de ansiedade de estudantes universitários estão associados ao fracasso escolar na educação superior, sendo esse um dos mais graves problemas com o qual a realidade educacional brasileira vem convivendo há muitos anos. O ensino superior, muitas vezes, perpetua um modelo de sociedade desigual e excludente, focado principalmente nas demandas do mercado de trabalho. Os níveis de ansiedade e depressão, comuns entre os estudantes universitários, têm sido fonte de preocupação e estudo, uma vez que a pressão acadêmica e a incerteza em relação ao futuro estão intrinsecamente ligadas às questões sociais que esses estudantes já enfrentam fora da universidade, incluindo a exclusão social, o desemprego e as desigualdades econômicas. É evidente que essas questões têm contribuído para o aumento da medicalização da vida e da educação. Com o intuito de compreender como os estudantes do curso de Pedagogia da UFPB avaliam sua saúde mental e como essa avaliação se relaciona com o processo de aprendizado, conduzimos uma pesquisa com 90 estudantes de Pedagogia, distribuídos em diferentes períodos e turnos. A pesquisa foi realizada por meio de um formulário online hospedado no Google Form. O questionário contém perguntas sobre informações sociodemográficas, bem como questões abertas e fechadas relacionadas à saúde mental, sua influência no curso e as estratégias utilizadas para enfrentar as dificuldades. A maior parte dos participantes são mulheres, de baixa renda, com predominância em estudantes dos últimos períodos do curso. Uma das questões principais foi o grau de impacto que os estudantes percebem em relação à sua saúde mental na aprendizagem do curso de Pedagogia. Os resultados revelaram que 84% dos estudantes relatam que sua saúde mental impacta muito ou totalmente em seu processo de aprendizagem. A principal razão desse impacto, mencionada por muitos, foi a dificuldade em manter o foco nos estudos e a sobrecarga de atividades. Assim, considera-se que este trabalho se torna importante por trazer à tona um problema social que não está tendo atenção e cuidado necessário nas relações e estrutura da universidade. Este estudo é um passo em direção a uma compreensão mais aprofundada e à conscientização da saúde mental na educação superior.
Abstract: The objective of this work is to verify the quality of mental health of Pedagogy students at the Federal University of Paraíba (UFPB) and their perception of the impact this has on their learning. The anxiety levels of university students are associated with academic failure in higher education, which is one of the most serious problems that the Brazilian educational reality has been dealing with for many years. Higher education often perpetuates an unequal and exclusionary model of society, focused mainly on the demands of the job market. The levels of anxiety and depression, common among university students, have been a source of concern and study, since academic pressure and uncertainty regarding the future are intrinsically linked to the social issues that these students already face outside of university, including social exclusion, unemployment and economic inequalities. It is clear that these issues have contributed to the increased medicalization of life and education. In order to understand how students on the Pedagogy course at UFPB evaluate their mental health and how this assessment relates to the learning process, we conducted a survey with 90 Pedagogy students, distributed across different periods and shifts. The survey was carried out using an online form hosted on Google Form. The questionnaire contains questions about sociodemographic information, as well as open and closed questions related to mental health, its influence on the course and the strategies used to face difficulties. The majority of participants are low-income women, with a predominance of students in the last periods of the course. One of the main issues was the degree of impact that students perceive in relation to their mental health in learning the Pedagogy course. The results revealed that 84% of students report that their mental health greatly or completely impacts their learning process. The main reason for this impact, mentioned by many, was the difficulty in maintaining focus on studies and the overload of activities. Thus, it is considered that this work is important because it brings to light a social problem that is not receiving the necessary attention and care in the relationships and structure of the university. This study is a step toward deeper understanding and awareness of mental health in higher education.
Palavras-chave: Universitários
Pedagogia
Saúde mental
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29186
Data do documento: 8-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NLS27112023.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons