Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29191
Tipo: Dissertação
Título: Feedback enquanto estratégia de ensinagem: uma análise frente ao desenvolvimento da aprendizagem autorreguladora na pós-graduação
Autor(es): Veras, José Gustavo Fragoso de
Primeiro Orientador: Santos, Gabriela Tavares dos
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da estratégia de ensinagem feedback, de forma sustentável, no desenvolvimento da aprendizagem autorregulada do mestrando profissional. Para tal, foram realizados dois processos de coleta, uma entrevista e uma análise documental, respectivamente nas turmas 12 e 14, pertencentes ao Programa de Pósgraduação em Gestão de Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, as quais foram escolhidas por terem vivenciado a aplicação da estratégia aqui estudada. Os resultados da pesquisa revelaram que, pela aplicação da estratégia, os alunos sentiram a sensação de segurança e pertencimento em uma sala de aula onde há uma comunicação leve e livre de ruídos, aumentando seus níveis de aprendizagem. Também se revelou que a estratégia de ensinagem feedback tem o potencial de desenvolver as características autorregulatórias nos estudantes, sendo desenvolvido em maior intensidade as características da motivação e do domínio das emoções. Outro fato identificado foi que a característica apoio externo deve ser bem trabalhada, pois esta oferece base para o desenvolvimento das demais características. Por fim, propõe-se, como produto desta pesquisa, um framework da aplicação da estratégia de ensinagem feedback, pois houve o desejo da ampliação da estratégia para os demais docentes MPGOA por parte dos sujeitos abordados.
Abstract: The overall objective of this project was to analyze the contributions of the Feedback teaching strategy, in a sustainable way, in the development of self-regulated learning in professional master’s students. For this purpose, two collection processes were carried out, an interview and a desk analysis, respectively in classes 12 and 14, belonging to the Graduate Program in Management of Learning Organizations at Universidad Federal da Paraíba, which were chosen because they had experienced the application of the strategy previously mentioned. The results of the research revealed that, by applying the strategy, the students felt a sense of security and belonging in a classroom where there is light and noise-free communication, increasing their learning levels. It was also revealed that the feedback teaching strategy has the potential to develop self-regulatory characteristics in students, with greater intensity being developed in the characteristics of motivation and mastery of emotions. Another fact identified was that the external support characteristic must be well worked on, as it offers a basis for the development of the other characteristics. Finally, it is proposed, as a product of this research, a framework for the application of the feedback teaching strategy, as there was a desire to expand the strategy to other MPGOA teachers on the part of the subjects addressed.
Palavras-chave: Estratégia de ensinagem feedback
Autorregulação da aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Organizações aprendentes
Self-regulation of learning
Teaching-learning
Feedback
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29191
Data do documento: 20-Jun-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons