Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29199
Tipo: TCC
Título: Semeando conhecimento e práticas agroecológicas: oficinas para estudantes ingressantes no curso de agroecologia
Autor(es): Alexandre, Giovana Kelly Batista
Primeiro Orientador: Araújo, Alexandre Eduardo de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal promover oficinas de atividades agroecológicas realizadas com estudantes ingressantes no curso de agroecologia. As oficinas foram planejadas para proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar e aprender práticas sustentáveis de manejo agrícola, incluindo adubação orgânica, manejo de microrganismos eficientes, caldas alternativas, entre outras. O estudo buscou avaliar como a participação nas oficinas influencia o conhecimento dos/as estudantes em relação à agroecologia e suas práticas. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários para diagnóstico sobre as concepções dos/as estudantes sobre a agroecologia e abordagem qualitativa no momento da análise e interpretação dos dados obtidos, buscando identificar os principais aprendizados dos/as participantes. As oficinas fora da sala de aula foram eficazes em estimular a aprendizagem dos ingressantes em agroecologia. Este trabalho destaca a importância dessas experiências para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes na área, ressaltando a preferência por métodos práticos.
Abstract: This study aims to promote workshops on agroecological activities with male and female students entering the agroecology program. The workshops were designed to provide participants with the opportunity to experience and learn sustainable agricultural management practices, including organic fertilization, efficient microorganism management, alternative solutions, among others. The research seeks to assess how participation in the workshops influences the knowledge of students regarding agroecology and its practices. The study involved the administration of questionnaires to diagnose students' conceptions of agroecology and a qualitative approach during the analysis and interpretation of the data, aiming to identify the participants' main learnings. The workshops conducted outside the classroom were effective in stimulating the learning of agroecology newcomers. This work emphasizes the significance of these experiences for the academic development of students in the field, highlighting a preference for practical methods.
Palavras-chave: Educação ambiental
Metodologias participativas
Práticas agrícolas
Área agroecopedagógica
Environmental education
Participatory methodologies
Agricultural practices
Agroecopedagogical area
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Agricultura
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29199
Data do documento: 14-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovanaKellyBatistaAlexandre_Monogr..pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons