Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29203| Tipo: | TCC |
| Título: | Emoções e aprendizagem : a importância da dimensão afetiva no processo de aprendizagem e sua contribuição na formação de novos docentes |
| Autor(es): | Cabral, Cindy Araújo |
| Resumo: | O afeto e a cognição são indissolúveis, eles são as duas asas de um avião que, ao funcionarem em perfeita harmonia, levam o estudante a uma aprendizagem mais efetiva (Arnold e Brown, 1999). As emoções são o ingrediente central dentro dos processos cognitivos (Mora, 2016) e, quando se descarta a dimensão afetiva em sala, aluno e professor são prejudicados. O presente trabalho tem, por objetivo geral, o de fazer uma revisão bibliográfica e refletir como as emoções agem dentro do processo de aprendizagem, e, de maneira específica, tem o objetivo de entender qual a importância de se compreender a dimensão afetiva e de qual modo este entendimento pode contribuir na formação de novos docentes. A metodologia utilizada foi de cunho mais básico, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimentos técnicos utilizados de caráter bibliográfico. A pesquisa atingiu seus objetivos gerais e específicos, no entanto, se viu a necessidade de se continuar e fazer uma investigação mais prática e aplicável, mas que foi deixada aberta para investigações futuras. Com este trabalho, se concluiu que, de fato, as emoções afetam a aprendizagem, assim como afetam diretamente a boa prática docente. Abraçar a dimensão afetiva é compreender que a união entre a cognição e a emoção é indissolúvel e que, para se aprender uma língua estrangeira, precisa-se compreender que há dois sujeitos, aluno e professor, que ambos carregam emoções, experiências, sonhos e, para se ter uma verdadeira experiência humana em sala, precisa-se abraçar a liberdade de sentirem, de serem humanos, que é exatamente essa a chave para uma aprendizagem mais efetiva e completa e para um ensino mais leve e com propósito. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Emoções Afeto Ensino Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29203 |
| Data do documento: | 24-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CindyAraújoCabral_TCC.pdf | TCC | 769,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| CindyAraújoCabral_TERMO.pdf | TERMO | 538,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
