Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29203
Tipo: TCC
Título: Emoções e aprendizagem : a importância da dimensão afetiva no processo de aprendizagem e sua contribuição na formação de novos docentes
Autor(es): Cabral, Cindy Araújo
Resumo: O afeto e a cognição são indissolúveis, eles são as duas asas de um avião que, ao funcionarem em perfeita harmonia, levam o estudante a uma aprendizagem mais efetiva (Arnold e Brown, 1999). As emoções são o ingrediente central dentro dos processos cognitivos (Mora, 2016) e, quando se descarta a dimensão afetiva em sala, aluno e professor são prejudicados. O presente trabalho tem, por objetivo geral, o de fazer uma revisão bibliográfica e refletir como as emoções agem dentro do processo de aprendizagem, e, de maneira específica, tem o objetivo de entender qual a importância de se compreender a dimensão afetiva e de qual modo este entendimento pode contribuir na formação de novos docentes. A metodologia utilizada foi de cunho mais básico, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimentos técnicos utilizados de caráter bibliográfico. A pesquisa atingiu seus objetivos gerais e específicos, no entanto, se viu a necessidade de se continuar e fazer uma investigação mais prática e aplicável, mas que foi deixada aberta para investigações futuras. Com este trabalho, se concluiu que, de fato, as emoções afetam a aprendizagem, assim como afetam diretamente a boa prática docente. Abraçar a dimensão afetiva é compreender que a união entre a cognição e a emoção é indissolúvel e que, para se aprender uma língua estrangeira, precisa-se compreender que há dois sujeitos, aluno e professor, que ambos carregam emoções, experiências, sonhos e, para se ter uma verdadeira experiência humana em sala, precisa-se abraçar a liberdade de sentirem, de serem humanos, que é exatamente essa a chave para uma aprendizagem mais efetiva e completa e para um ensino mais leve e com propósito.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Emoções
Afeto
Ensino
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29203
Data do documento: 24-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CindyAraújoCabral_TCC.pdfTCC769,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CindyAraújoCabral_TERMO.pdfTERMO538,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons