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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29208
Tipo: | TCC |
Título: | Trabalhando a “variación linguística” na sala de aula |
Autor(es): | Caminha, Mellissa Nicolau |
Resumo: | A variação linguística é um fenômeno da linguística que afeta a língua espanhola e todas as línguas existentes. Para muitaspessoas, inclusive para os alunos, e para muitos professores, o tema é considerado um desafio difícil de se trabalhar em sala de aula no ensino de língua espanhola. Visando essa problemática, o presente trabalho tem como objetivo geral mostrar queé possível trabalhar esse tema tão abrangente de forma dinâmica e eficaz no ensino fundamental e médio. Também queremos saber quanto a população em geral conhece esse tema e se a escola tem um papel significativo nesse conhecimento. Apesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, as quais, nas aulas de língua espanhola, foram apresentados ao temada variação linguística que foi desenvolvido durante o semestre. Na segunda parte dapesquisa foi aplicado um questionário, à população em geral, a fim de saber qual o conhecimento da mesma acerca da variação linguística e sobre o papel da escola. Otrabalho aponta como fonte de estudo os autores: Adion y Casado (2014), Bagno (2002, 2014), Bown and Bezerra (2010), Calvet (2002, 2011), Moreno Fernández (2009, 2017), Preti (1997, 2003), Ponte (2010) entre outros autores que pesquisam e discorrem sobre o assunto. O caráter da pesquisa é qualitativo e quantitativo, e o método utilizado foi um relato de experiência da própria autora que ministrou aulas mostrando essa variação linguística da língua espanhola e o questionário dirigido à população em geral. Os resultados foram observados de acordo com o decorrer das aulas, com a aprendizagem e interesse dos alunos para com o tema e as respostas do questionário. Pôde-se observar que a maioria dos alunos não conhecia a variação linguística, tampouco o preconceito linguístico, um dos temas trabalhados. Quanto às pessoas pesquisadas sobre o tema, a maioria conhecia sobre o assunto, porém, menos da metade aprendeu sobre variação na escola. A pesquisa mostra a importância de trabalhar o tema dentro da sala de aula despertando o interesse dos alunos os quais começam a ter consciência de que existe a “diferencia” e que esta deve ser respeitada e aceita tanto na língua espanhola como na língua materna dos alunos. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Variação linguística Preconceito linguístico Ensino da língua espanhola |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29208 |
Data do documento: | 24-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
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