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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29210
Tipo: TCC
Título: Comunidades terapêuticas como espaço de educação não-formal: convicções e intencionalidades
Autor(es): Lima, Yanny Almeida de
Primeiro Orientador: Magalhães Neto, José Vaz
Resumo: Os modelos de atenção aos sujeitos em contexto de drogadição tem se consolidado como um campo fértil de estudo, ao passo que se faz objeto de disputas ideológicas. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer as práticas educativas aplicadas em uma comunidade terapêutica localizada na cidade de João Pessoa-PB, compreendendo-as como práticas de educação não-formal. Esta produção caracterizou o campo de pesquisa delineando o perfil sociodemográfico dos acolhidos da instituição; analisou os conceitos de drogadição e educação presentes no programa desenvolvido pela entidade, compreendendo também as intencionalidades que permeiam as práticas ali definidas. A coleta de dados para o escopo da pesquisa foi obtida através da utilização do modelo de entrevista semiestruturada, realizada com os coordenadores da instituição. A avaliação dos dados coletados por meio deste instrumento foi realizada através da análise do discurso dos entrevistados. Os resultados da análise desenvolvida apontaram nas ações de falas dos entrevistados, que havia um pensamento préestabelecido onde acredita-se que a drogadição é diretamente relacionada a patologias e desregulações comportamentais, à medida em que as práticas educativas, definidas como as ações disciplinadoras que integram o programa, dão conta da readequação destes comportamentos. Considerando que historicamente a sociedade moderna atuou na construção de corpos dóceis e úteis, se utilizando de instituições disciplinares para a regulação de sujeitos considerados perigosos, doentes e/ou “anormais”, percebe-se neste modelo de atenção aos sujeitos drogadictos semelhanças para com as instituições penais e disciplinares.
Abstract: Models of care for people in the context of drug addiction have become a fertile field of study while also being a subject of ideological disputes. The present study aims to understand the educational practices applied in a therapeutic community located in the city of João PessoaPB, understanding them as non-formal education practices. This production characterized the research field by outlining the sociodemographic profile of the institution’s residents; it analyzed the drug addiction and education’s concepts present in the program developed by the entity and understood the intentionality that permeate the practices defined therein. Data collection for the scope of the research was obtained using a semi-structured interview model, conducted with the institution’s coordinators. The evaluation of the data collected through this instrument was carried out through the analysis of the discourse of the interviewees. The results of the analysis pointed out in the speech actions of the interviewees that there was a preconceived thought where it is believed that drug addiction is directly related to pathologies and behavioral dysregulations, as educational practices, defined as disciplinary actions that are part of the program, are responsible for the readjustment of these behaviors. Considering that historically modern society has acted in the construction of docile and useful bodies, using disciplinary institutions to regulate subjects considered dangerous, sick, and/or "abnormal”, similarities are perceived in this model of care for drug addicts to penal and disciplinary institutions.
Palavras-chave: Comunidade terapêutica
Drogadição
Educação não-formal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29210
Data do documento: 10-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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