Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29217
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação financeira, contextualização e sequência didática em situações problemas da matemática |
Autor(es): | Barbosa, José Luciano Ferreira de Brito |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral “desenvolver, sugerir e analisar atividades para serem aplicadas em sala de aula que envolvam conteúdos de Matemática financeira visando conscientização em torno do uso do dinheiro e como a Matemática Financeira contribui no dia a dia de cada um”. Para tanto, subdividiu-se o objetivo citado nos seguintes objetivos específicos: I - Identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre Matemática financeira de acordo com o nível de escolaridade em que estão; II - Propor atividades com situações problemas e contextualização de Educação Financeira; e III - Analisar as atividades propostas em uma sequência didática. Dessa forma, foi adotado, metodologicamente, uma postura de pesquisa do tipo básica; qualitativa; pesquisa exploratória e, quanto aos procedimentos, uma pesquisa experimental com revisão bibliográfica em 48 autores, de 54 obras, datados entre 1996 e 2023. Para situar uma amostra da realidade local foi utilizado três tipos de questionários, sendo um virtual para adultos, um virtual para adolescentes e um físico (impresso) para adolescentes. Responderam o questionário, aplicado pelo google forms e manualmente no mês de março, 25 pessoas. Foi analisado, além dos questionários, duas obras didáticas adotadas no município de Rio Tinto e Mamanguape e foi proposta uma sequência didática que está alinhada com as respostas provindas dos questionários e conseguem, de certa forma, complementar um dos livros didáticos que aborda o conteúdo de Matemática Financeira. Depois foi analisada a sequência didática elaborada e mostrado possíveis variações a qual a sequência pode se submeter. Como contribuição, a pesquisa promove o debate para comunidade acadêmica sobre a necessidade de se atualizar os leitores, órgãos e instituições que coletam, produzem ou consomem reflexões sobre Educação Financeira e a realidade local. Também contribui no que se refere a endossar os debates que jogam luz sobre a necessidade de se discutir e aproximar a Educação Financeira da realidade escolar e estudantil em nível fundamental e médio. |
Abstract: | The aim of this study is to "develop, suggest, and analyze activities to be applied in the classroom that involve Financial Mathematics content, aiming at awareness around the use of money and how Financial Mathematics contributes to daily life". To achieve this, the general objective was subdivided into the following specific objectives: I - Identify students' prior knowledge of Financial Mathematics according to their educational level; II - Propose activities with problem situations and contextualization of Financial Education; and III - Analyze the proposed activities in a didactic sequence.Therefore, a basic research approach was adopted methodologically, qualitative, exploratory research, and, regarding the procedures, an experimental research with bibliographic review of 48 authors, from 54 works, dated between 1996 and 2023. To provide a sample of local reality, three types of questionnaires were used, one virtual for adults, one virtual for adolescents, and one physical, printed, for adolescents. The questionnaire was answered by 25 people in March, applied through Google Forms and manually. In addition to the questionnaires, two didactic works adopted in the municipalities of Rio Tinto and Mamanguape were analyzed, and a didactic sequence was proposed that is aligned with the responses from the questionnaires and can complement one of the didactic books that address the content of Financial Mathematics. Then, the elaborated didactic sequence was analyzed, and possible variations were shown to which the sequence can be subjected. As a contribution, this research promotes debate within the academic community about the need to update readers, organs, and institutions that collect, produce, or consume reflections on Financial Education and local reality. It also contributes to endorsing debates that shed light on the need to discuss and approach Financial Education to the school and student reality at the elementary and high school levels. |
Palavras-chave: | Educação financeira Sequência didática Livro didático Problematização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29217 |
Data do documento: | 14-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoseLucianodeBritoBarbosa__TCC.pdf | TCC | 4,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JoseLucianodeBritoBarbosa__TERMO.pdf | TERMO | 510,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons