Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29223
Tipo: | TCC |
Título: | Desenvolvimento infantil: uma análise observacional do primeiro ano de vida em um CMEI |
Autor(es): | Santos, Vitória Régia Barbosa Emerenciano dos |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são instituições que ajudam a garantir o direito das crianças à educação e ao cuidado necessário para o seu crescimento. Entretanto, muitas vezes se é questionado sobre o que os bebês aprendem nos CMEIs, uma vez que eles ainda são muito novos. Nesse sentido, este trabalho visa analisar o processo de desenvolvimento dos bebês, buscando identificar os principais objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e os conhecimentos que essas crianças podem adquirir nesse ambiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo realizada a partir de três passos: levantamento bibliográfico, observação guiada por um roteiro e análise dos dados obtidos. Para entender o desenvolvimento infantil, nos fundamentamos nas contribuições do psicólogo do desenvolvimento Lev S. Vygotsky. Ao fim da análise constatou-se que as crianças desenvolvem coordenação motora ampla e fina, a percepção visual, movimento de pinça e ainda aprendem a distinguir cores e formas dos objetos etc. Compreende-se que esse desenvolvimento integral ocorre por meio das interações sociais e que o cuidar é parte essencial nesse processo, e verifica-se que essas ações são orientadaspelos documentos legais. |
Abstract: | The Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs) are institutions that help guarantee children's right to education and the care necessary for their growth. However, it is often asked what babies learn in CMEIs, since they are still very young. In this sense, this work aims to analyze the development process of babies, seeking to identify the main learning and development objectives and the knowledge that these children can acquire in this environment. To this end, an exploratory qualitative research was carried out in three steps: bibliographic survey, observation guided by a script and analysis of the data obtained. To understand child development, we draw on the contributions of developmental psychologist Lev S. Vygotsky. At the end of the analysis, it was found that the children develop broad and fine motor coordination, visual perception, pincer movement and also learn to distinguish colors and shapes of objects, etc. It is understood that this integral development occurs through social interactions and that care is an essential part of this process, and it is verified that these actions are guided by legal documents. |
Palavras-chave: | Crianças Educação infantil Desenvolvimento infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29223 |
Data do documento: | 8-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VRBES27112023.pdf | 623,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons