Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29225
Tipo: TCC
Título: Formação do pedagogo alfabetizador no curso de Pedagogia presencial do Centro de Educação da UFPB: visões discentes
Autor(es): Silva, Nínyve Emanoelle Oliveira da
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: Este trabalho de conclusão busca, em seu objetivo geral, compreender como formandos do curso de Pedagogia (licenciatura), da Universidade Federal da Paraíba, percebem sua trajetória acadêmica e seu processo formativo enquanto futuros pedagogos alfabetizadores. Há a necessidade de a formação em Pedagogia contemple saberes docentes quanto ao campo de conhecimentos que subjazem à alfabetização e ao letramento, tendo em vista que são os egressos do curso os responsáveis pela alfabetização e a formação de leitores, seja nos Anos Iniciais seja na EJA. Diante disso, o estudo abarca os requisitos necessários a uma formação que desenvolva competências do professor alfabetizador e analisa, sob esse enfoque, a matriz curricular do curso de Pedagogia da UFPB. O estudo de caráter qualitativo adota, de um lado, a pesquisa bibliográfica para a fundamentaçao teórica e, de outro, a documental, tendo em vista que se debruça sobre documentos que regulamentam o curso de Pedagogia. Além disso, ainda quanto ao tema da alfabetização e do letramento, por meio de um questionário direcionado a formandos do curso, verifica como estes veem sua formação e quais suas demandas e expectativas de aprendizagem em relação à atuação profissional enquanto alfabetizadores. Os resultados apontam que, embora, no geral, compreendam sua formação como boa, os estudantes ainda não sentem segurança para trabalhar no ciclo de alfabetização.
Abstract: This final paper aims, in its general objective, to understand how graduates from the Pedagogy program at the Federal University of Paraíba perceive their academic trajectory and their formative process as future literacy educators. There is a need for pedagogical education to encompass pedagogical knowledge regarding the field of knowledge underlying literacy and literacy education, given that graduates of the program are responsible for literacy and reader formation in both the Initial Years and Adult Education. Considering this, the study encompasses the requirements necessary for an education that develops the competencies of literacy educators and, from this perspective, analyzes the curriculum of the Pedagogy program at UFPB.This qualitative study utilizes, on one hand, bibliographic research for theoretical foundation and, on the other hand, document analysis, as it examines documents that regulate the Pedagogy program. Furthermore, regarding the theme of literacy and literacy education, through a questionnaire directed at graduating students of the program, it investigates how they perceive their education and what their demands and expectations are for learning in relation to their professional performance as literacy educators. The results indicate that, although, in general, they view their education as good, students still do not feel confident to work in the literacy cycle.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Formação docente
Professor alfabetizador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29225
Data do documento: 27-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEOS27112023.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons