Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29227
Tipo: TCC
Título: A musicalização como estratégia pedagógica na educação infantil: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Mesquita, Kallyna Karen Dantas de
Primeiro Orientador: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
Resumo: A presente pesquisa consiste em uma revisão de literatura de natureza exploratória e descritiva, na qual buscou investigar o histórico da música, ludicidade da música e sua inserção como prática pedagógica juntamente com seus benefícios, e algumas experiências exitosas. A busca foi feita nas bases de dados: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library (SciELO) e literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com o emprego dos descritores: Música (Music), criança (Child), Educação Infantil (Child education) e Desenvolvimento Infantil (Child Development), sendo selecionados dez estudos. Os benefícios da musicalização compreenderam: aumento da imaginação e criatividade; desenvolvimento de acuidade auditiva; estimulação memória e raciocínio; facilidade de aprendizado e análise crítica; desenvolvimento da coordenação motora; estímulo a expressão das emoções e descarga emocional; ampliação da comunicação; aumento da cooperação; troca de ideias; criação de relações sociais e afetivas; criação da coletividade; Inserção em grupos sociais; e formação de valores humanos. A pesquisa também mostrou que a música sempre esteve presente ao longo da história da humanidade, sendo empregada em rituais religiosos, místicos e no processo de ensino-aprendizagem das populações. Pode-se concluir que a música representa um elemento importante como prática pedagógica na educação infantil, tendo em vista que está associada a múltiplos benefícios cognitivos, motores, sociais e emocionais da criança. Entretanto, metodologias e estratégias adequadas devem ser elaboradas nesta inserção, para que esta ferramenta não seja empregada erroneamente.
Abstract: The present research consists of a literature review of an exploratory and descriptive nature, in which it sought to investigate the history of music, the ludicity of music and its insertion as a pedagogical practice along with its benefits, and some successful experiences. The search was carried out in the following databases: Google Scholar, Scientific Electronic Library (SciELO) and Latin American Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), using the descriptors: Music (Music), child (Child), Education lnfantile education (Child education) and lnfantile Development (Child Development), being selected ten studies. The benefits of musicalization included: increased imagination and creativity; development of hearing acuity; memory and reasoning stimulation; ease of learning and criticai analysis; development of motor coordination; stimulating the expression of emotions and emotional discharge; expansion of communication; increased cooperation; exchange of ideas; creation of social and affective relationships; creation of the collectivity; lnsertion in social groups; and formation of human values. The research also showed that music has always been present throughout human history, being used in religious and mystical rituais and in the teaching-learning process of populations. lt can be concluded that music represents an important element as a pedagogical practice in early childhood education, given that it is associated with multiple cognitive, motor, social and emotional benefits for the child. However, appropriate methodologies and strategies must be elaborated in this insertion, so that this toai is not used wrongly.
Palavras-chave: Educação infantil
Musicalização
Recurso didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Pedagogia do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29227
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KKDM27112023.pdf42,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons