Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29229
Tipo: TCC
Título: O planejamento da literatura na alfabetização: reflexões sobre alfabetização e letramento
Autor(es): Oliveira, Thatiana Costa Fontes de
Primeiro Orientador: Kunz, Marinês Andrea
Resumo: Tendo em vista que o processo de alfabetização deve contemplar o letramento, é necessário refletir sobre a importância da literatura infantil nesse contexto, o que deve ser realizado de forma planejada, a fim de alcançar os resultados almejados. Com base nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo investigar a importância do planejamento do emprego da literatura infantil ao longo do processo de alfabetização, bem como as contribuições da literatura no desenvolvimento da aquisição da escrita e no desenvolvimento da leitura no ciclo de alfabetização. Sendo assim, é foco de reflexão o planejamento, sua relevância e as formas e etapas e, igualmente, o processo de alfabetização e de letramento com a literatura, além de uma pesquisa do planejamento realizado por professoras alfabetizadoras do Colégio de Aplicação Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, fizemos uma revisão de literatura, na primeira etapa desta pesquisa descritiva, sobre as temáticas com seguintes autores: Coelho (2000), Colomer, (2017), Cosson (2009, Freire (2011), Gregorin Filho (2010), Haydt (2011), Kleiman (2008), Libâneo (1998), Lerner (2002), Luck (2008), Morais (2012), Pinto, Kunz e Martins (2021), Soares (2018), Soares (2020), Santos e Maraes (2013), Vasconcellos (2014), Zilberman (2012), entre outros. A segunda etapa desta pesquisa foi uma pesquisa campo em que ocorreu um levantamento de dados a partir de um questionário respondido pelas docentes. Sabe-se que o planejamento das atividades docentes é de suma importância, na medida em que permite estabelecer metas e organizar a vida escolar dos alunos. No que tange à literatura no processo de alfabetização, o planejamento se faz necessário, porque é necessário escolher obras adequadas ao grupo de alunos, levando em conta sua realidade social e também seu nível de alfabetização, o que demanda, igualmente, a elaboração de atividades que contribuam para o avanço no conhecimento da escrita alfabética. A inserção da literatura, desde o início da escolarização dos educandos, é, pois, concebida como ferramenta essencial para a compreensão de mundo e para o desenvolvimento da leitura e da escrita como prática social, o que só é alcançado de modo satisfatório a partir de um planejamento responsável e adequado. Sendo assim, os dados demostraram que o planejamento agrega positivamente à ação dos docentes e reafirma a necessidade de uma cultura escolar que tenha planejamentos coletivos para fortalecer as ações em busca da transformação dos educandos. Um planejamento significante para apreciação e uso da literatura no ato de ler promove os objetivos educacionais em consonância com o papel fomentador de transformação do pensamento crítico e político dos sujeitos na sua relação com a educação e mundo.
Abstract: Considering that the literacy process must encompass literacy skills, it is necessary to reflect on the importance of children's literature in this context, which should be carried out in a planned manner to achieve the desired outcomes. From this perspective, this study aims to investigate the importance of planning the use of children's literature throughout the literacy process, as well as the contributions of literature to the development of writing and reading acquisition in the literacy cycle. Thus, the focus of reflection is on planning, its relevance, the methods and stages, as well as the literacy processes and their relation with literature, in addition to a research about the planning undertaken by literacy teachers at the Basic Education Application School of the Federal University of Paraíba. To this end, we carried out a literature review, in the first stage of this descriptive research, on the themes with the following authors: Coelho (2000), Colomer, (2017), Cosson (2009, Freire (2011), Gregorin Filho (2010), Haydt (2011), Kleiman (2008), Libâneo (1998), Lerner (2002), Luck (2008), Morais (2012), Pinto, Kunz and Martins (2021), Soares (2018), Soares (2020), Santos and Maraes (2013), Vasconcellos (2014), Zilberman (2012), among others. The second stage of this research was field research in which data was collected based on a questionnaire answered by teachers. It is known that planning Teaching activities are of paramount importance, as they allow setting goals and organizing students' school lives. It is known that planning teaching activities is of utmost importance, as it allows for goal-setting and organizing the students' school life. Regarding literature in the literacy process, planning is necessary because it involves selecting appropriate works for each student group, taking into consideration their social reality and their level of literacy, this way the development of activities that contribute to the advancement of knowledge in alphabetical writing is required. The integration of literature from the early stages of students' educational life is thus conceived as an essential tool for understanding the world and for the development of reading and writing as a social practice, this being only achieved satisfactorily through responsible and appropriate planning. Therefore, the data demonstrated that planning adds positively to teachers' actions and reaffirms the need for a school culture that has collective planning to strengthen actions in search of students' transformation. Significant planning for the appreciation and use of literature in the act of reading promotes educational objectives in line with the role of promoting the transformation of subjects' critical and political thinking in their relationship with education and the world.
Palavras-chave: Planejamento educacional
Literatura
Alfabetização
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29229
Data do documento: 9-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCFO27112023.pdf657,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons