Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29238| Tipo: | TCC |
| Título: | O Programa de monitoria no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, campus I (semestres 2021.2 – 2023.1): um olhar sob a perspectiva discente |
| Autor(es): | Figueiredo, Iohanna Maria de Assis Estevam Lucena |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Alexandre Macedo |
| Resumo: | O programa de Monitoria é um projeto de ensino, pertencente ao tripé obrigatório das universidades: Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme garante o artigo 207 da Constituição Federal de 1988 (Brasil, 1988). Esse programa é amparado pela resolução nº 02 de 1996 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e tem como objetivo despertar no aluno o interesse pela carreira docente, promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, minorar problemas crônicos de repetência, evasão e falta de motivação e contribuir para melhoria da qualidade de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo relatar a experiência discente no programa de monitoria no curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus I, durante os semestres 2021.2, 2022.1, 2022.2, 2023.1. A monitoria foi realizada na disciplina Educação e Trabalho, turno da manhã, ministrada pelo professor Alexandre Macedo Pereira, do Departamento de Habilitações Pedagógicas. A monitoria na disciplina Educação e Trabalho está vinculada ao projeto “Formação da/o Pedagoga/o: Pesquisa, planejamento e gestão da prática educativa”, coordenado pela Prof. Dra. Aurea Augusta Rodrigues da Mata, do Departamento de Habilitações Pedagógicas. Metodologicamente é uma pesquisa autobiográfica, narrada pela discente Iohanna Maria de Assis Estevam Lucena Figueiredo sobre suas experiências nesse programa. Quanto aos procedimentos técnicos da pesquisa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Essa pesquisa mostra ao leitor os resultados do trabalho em conjunto da monitora e professor, como, por exemplo, a construção da Exposição Fotográfica que ampliou o processo de aprendizagem dos alunos presentes em cada semestre. Em suma, essa pesquisa contribui para a linha de pesquisa formação de professores ao aproximar a docência na formação da graduanda, usando o programa de monitoria como objeto desse fenômeno. |
| Abstract: | The Monitoring program is part of the teaching project, belonging to the mandatory triad of universities: Teaching, Research and Extension, as guaranteed by article 207 of the Federal Constitution of 1988 (Brazil, 1988). The monitoring program is supported by Resolution No. 02 of 1996 of the Superior Council for Teaching, Research and Extension (CONSEPE) and aims to awaken the student’s interest in a teaching career, promote academic cooperation between students and teachers, reduce chronic problems of repetition, evasion and lack of motivation and contribute to the improvement of the quality of teaching. This research aims to report the student experience in the monitoring program in the Education course at the Federal University of Paraíba, Campus I, during the semesters 2021.2, 2022.1, 2022.2, 2023.1. The monitoring was carried out in the discipline Education and Work, in the morning shift, taught by Prof. Dr. Alexandre Macedo Pereira, from the Department of Pedagogical Qualifications. The monitoring in the discipline Education and Work is linked to the project "Training of the Pedagogue: Research, planning and management of educational practice" coordinated by Prof. Dr. Aurea Augusta Rodrigues da Mata, from the Department of Pedagogical Qualifications. Methodologically, it is an autobiographical research, narrated by the student Iohanna Maria de Assis Estevam Lucena Figueiredo about your experiences. As for the technical procedures of the research, it is a bibliographical and documentary research with a qualitative approach. This research shows the reader the results of the joint work of the monitor and the teacher, such as the construction of the Photographic Exhibition that enhanced the process of learning of the students present in each semester. In summary, this research contributes to the teacher training research line by bringing teaching closer to the undergraduate student's education, using the monitoring program as an object of this phenomenon. |
| Palavras-chave: | Formação de professores Monitoria Pedagogia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29238 |
| Data do documento: | 7-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IMAELF27112023.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
