Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29247Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Djade Myrna Barros Lima dos | - |
| dc.date.accessioned | 2023-12-14T13:25:00Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-28 | - |
| dc.date.available | 2023-12-14T13:25:00Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29247 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to analyze the contributions of affectivity in the inclusion and learning process of students with disabilities. The research brings up discussions on this topic, encouraging reflections on learning and the effective inclusion of these students in the school environment and how the school constitutes a space of knowledge and such an important socio-emotional relationship. Thus, we explain the need to reflect on prejudices, stigmas, stereotypes, and ableism that need to be far from the school environment, not highlighting the student through their limitations, but through their skills and development capabilities. The methodological approach was conducted through a qualitative approach of an exploratory descriptive nature, as a bibliographical and documentary review was conducted, followed by interventional field research. In the results and discussions, questions are raised about didacticpedagogical strategies and actions that can promote inclusion, affection and learning based on an experience with a student with intellectual disabilities from the public school system in the city of João Pessoa. This interventional field research is the product of the experiences experienced in the Supervised Internship in Special Education of the Pedagogy Course at the Federal University of Paraíba and through it we brought to work the importance that affectivity has on the student's inclusion and learning process. with disabilities. As results of the study, we highlighted and looked for the elements that constitute drivers and those that constitute barriers to the affectivity, inclusion and learning of students with disabilities. The contributions of this study to the area are significant, as they highlight in a directive and practical way aspects that can impact the process of inclusion, development and learning through empathy and affection. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-14T13:25:00Z No. of bitstreams: 1 DMBLS28112023.pdf: 3521114 bytes, checksum: 51a408ac134bab4c3116fd2168bf713a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-14T13:25:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DMBLS28112023.pdf: 3521114 bytes, checksum: 51a408ac134bab4c3116fd2168bf713a (MD5) Previous issue date: 2023-11-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Afetividade | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | As contribuições da afetividade no processo de inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa se propõe a analisar contribuições da afetividade no processo de inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência. A pesquisa traz à tona discussões sobre este tema fomentando reflexões sobre a aprendizagem e sobre a inclusão efetiva destes alunos no âmbito escolar e como a escola se constitui um espaço de saberes e de uma relação socioemocional tão importante. Assim explicitamos a necessidade da reflexão sobre os preconceitos, estigmas, estereótipos e o capacitismo que precisam estar longe do âmbito escolar, não destacando o aluno através de suas limitações, mas através de suas habilidades e capacidades de desenvolvimento. O percurso metodológico se deu através da abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório, pois se realizou uma revisão bibliográfica, documental, seguida da pesquisa de campo interventiva. Nos resultados e discussões, são levantadas questões estratégicas didático-pedagógicas e ações que podem promover a inclusão, afetividade e aprendizagem a partir de uma experiência com um estudante com deficiência intelectual da rede pública de ensino do município de João Pessoa. Esta pesquisa de campo interventiva, é produto das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e por meio dela trouxemos ao trabalho a importância que a afetividade de fato tem sobre o processo de inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência. Como resultados do estudo destacamos E buscamos os elementos que se constituem impulsionadores e aqueles que se constituem como barreiras à afetividade, inclusão e aprendizagem do estudante com deficiência. As contribuições deste estudo para a área são significativas, pois destacam de modo diretivo e prático aspectos que podem impactar no processo de inclusão, desenvolvimento e aprendizagem por meio da empatia e afetividade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DMBLS28112023.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
