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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29250
Tipo: TCC
Título: Educação de estudantes surdos no núcleo de educação de jovens e adultos do ensino médio da UFPB
Autor(es): Mendonça, Maially Bernardo
Primeiro Orientador: Silva, Izaura Maria de Andrade da
Resumo: O presente trabalho busca proporcionar visibilidade a importância da Educação Inclusiva nos espaços que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para Isso, objetiva-se compreender os processos de permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (NEJAEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como, identificar os fatores que influenciam na permanência de estudantes surdos e compreender quais práticas pedagógicas foram implementadas para inclusão desses estudantes. A metodologia adotada para esta pesquisa foi de cunho qualitativo. Optou-se pela pesquisa não-participante, com observações e aplicação de três modelos de questionários, um voltado para os estudantes com deficiência, o segundo voltado para os professores do núcleo de EJA e o terceiro para a intérprete de Libras do turno da noite. Os dados foram analisados a partir dos estudos sobre EJA e da deficiência. A partir dos dados obtidos, pode-se identificar que os fatores de permanência das estudantes com deficiência estão relacionados à família e a ausência de práticas pedagógicas inclusivas que gerem uma comunicação eficaz entre professor-aluno e aluno-aluno. Além disso, notou-se que a participação da intérprete em sala de aula facilita a aprendizagem dessas estudantes surdas, bem como, na compreensão de textos extensos que são passados em ambiente escolar.
Abstract: Este trabajo busca dar visibilidad a la importancia de la Educación Inclusiva en los espacios que ofrecen Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Para ello, el objetivo es comprender los procesos de permanencia y aprendizaje de estudiantes con discapacidad en el Centro de Educación de Jóvenes y Adultos de la Educación Secundaria (NEJAEM) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), así como identificar los factores que influyen en la permanencia de los estudiantes sordos y comprender qué prácticas pedagógicas se implementaron para incluir a estos estudiantes. La metodología adoptada para esta investigación fue cualitativa. Se optó por una investigación no participante, con observaciones y aplicación de tres modelos de cuestionario, uno dirigido a estudiantes con discapacidad, el segundo dirigido a docentes de EJA y el tercero al intérprete Libras del turno nocturno. Los datos fueron analizados con base en estudios sobre EJA y discapacidad. De los datos obtenidos se puede identificar que los factores para la permanencia de los estudiantes con discapacidad están relacionados con la familia y la ausencia de prácticas pedagógicas inclusivas que generen una comunicación efectiva entre docente-alumno y alumno-alumno. Además, se constató que la participación del intérprete en el aula facilita el aprendizaje de estos estudiantes sordos, así como la comprensión de textos extensos que se imparten en el ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Educação inclusiva
Educação de surdos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29250
Data do documento: 7-Nov-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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