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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29250
Tipo: | TCC |
Título: | Educação de estudantes surdos no núcleo de educação de jovens e adultos do ensino médio da UFPB |
Autor(es): | Mendonça, Maially Bernardo |
Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria de Andrade da |
Resumo: | O presente trabalho busca proporcionar visibilidade a importância da Educação Inclusiva nos espaços que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para Isso, objetiva-se compreender os processos de permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (NEJAEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como, identificar os fatores que influenciam na permanência de estudantes surdos e compreender quais práticas pedagógicas foram implementadas para inclusão desses estudantes. A metodologia adotada para esta pesquisa foi de cunho qualitativo. Optou-se pela pesquisa não-participante, com observações e aplicação de três modelos de questionários, um voltado para os estudantes com deficiência, o segundo voltado para os professores do núcleo de EJA e o terceiro para a intérprete de Libras do turno da noite. Os dados foram analisados a partir dos estudos sobre EJA e da deficiência. A partir dos dados obtidos, pode-se identificar que os fatores de permanência das estudantes com deficiência estão relacionados à família e a ausência de práticas pedagógicas inclusivas que gerem uma comunicação eficaz entre professor-aluno e aluno-aluno. Além disso, notou-se que a participação da intérprete em sala de aula facilita a aprendizagem dessas estudantes surdas, bem como, na compreensão de textos extensos que são passados em ambiente escolar. |
Abstract: | Este trabajo busca dar visibilidad a la importancia de la Educación Inclusiva en los espacios que ofrecen Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Para ello, el objetivo es comprender los procesos de permanencia y aprendizaje de estudiantes con discapacidad en el Centro de Educación de Jóvenes y Adultos de la Educación Secundaria (NEJAEM) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), así como identificar los factores que influyen en la permanencia de los estudiantes sordos y comprender qué prácticas pedagógicas se implementaron para incluir a estos estudiantes. La metodología adoptada para esta investigación fue cualitativa. Se optó por una investigación no participante, con observaciones y aplicación de tres modelos de cuestionario, uno dirigido a estudiantes con discapacidad, el segundo dirigido a docentes de EJA y el tercero al intérprete Libras del turno nocturno. Los datos fueron analizados con base en estudios sobre EJA y discapacidad. De los datos obtenidos se puede identificar que los factores para la permanencia de los estudiantes con discapacidad están relacionados con la familia y la ausencia de prácticas pedagógicas inclusivas que generen una comunicación efectiva entre docente-alumno y alumno-alumno. Además, se constató que la participación del intérprete en el aula facilita el aprendizaje de estos estudiantes sordos, así como la comprensión de textos extensos que se imparten en el ambiente escolar. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Educação inclusiva Educação de surdos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29250 |
Data do documento: | 7-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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