Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29255
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso da literatura no ensino da fisiologia humana promove a motivação e melhora o aprendizado de estudantes de graduação |
Autor(es): | Coitinho, Larissa Maria Ferreira |
Primeiro Orientador: | Cruz, Josiane de Campos |
Resumo: | A natureza interdisciplinar da fisiologia torna a compreensão de seus conceitos um desafio para os alunos. É importante estimular o desenvolvimento de novas estratégias metodológicas que auxiliem e facilitem o ensino e a aprendizagem da fisiologia. Nesse contexto, iniciamos o projeto FisioArte Era uma vez…, que propõe a interação entre fisiologia e a literatura para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado e compreensão de conceitos e mecanismos fisiológicos, sugerindo aos graduandos que reinterpretem contos clássicos da literatura incorporando em suas reinterpretações conceitos fisiológicos. Participaram dessa atividade 60 discentes do curso de Biotecnologia do semestre de 2021.2 e 2022.1, os quais em grupo fizeram a reinterpretação de contos de Edgar Allan Poe no contexto da Fisiologia do sistema respiratório no semestre 2021.2 e dos contos de Machado de Assis no contexto do sistema endócrino no semestre 2022.1. Após a atividade os discentes voluntariamente responderam a um questionário de avaliação sobre a FisioArte Era uma vez..., com o objetivo de avaliar a efetividade do projeto FisioArte Era uma vez como uma ferramenta pedagógica de ensino-aprendizagem da fisiologia humana. Nossos resultados sugerem, considerando a pontuação entre 3-5 que 81,7% dos discentes que participaram da atividade FisioArte Era uma vez... consideram a disciplina de fisiologia humana difícil e 80%, concordaram que o trabalho de reinterpretação do conto facilitou o entendimento sobre os conceitos e mecanismos da fisiologia humana. Além disso, os resultados mostraram que 90% concordam que a FisioArte aumentou o interesse em aprender fisiologia de uma forma mais emocionante e agradável. Observamos também, 58,4% dos alunos concordaram, que essa atividade envolvendo literatura, fisiologia e trabalho em grupo ajudou a diminuir o estresse das outras atividades que estavam desempenhando. A avaliação desses alunos foi realizada através da média da nota da atividade do conto e a nota da prova dissertativa, o que fez com que a média em cada um dos módulos fosse superior às médias das provas dos semestres anteriores (2018.2 e 2019.2). Além disso, considerando apenas as notas das provas dissertativas, as médias de fisiologia endócrina dos alunos que participaram da atividade do conto foi superior à média dos semestres anteriores. Nossos resultados sugerem que a FisioArte Era uma vez…, é ferramenta pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia, uma vez que estimula os alunos no ensino e na aprendizagem da fisiologia, bem como mostra ser um método alternativo eficiente de avaliação de aprendizagem. |
Abstract: | The interdisciplinary nature of physiology makes understanding its concepts a challenge for students. It is important to encourage the development of new methodological strategies that help and facilitate the teaching and learning of physiology. In this context, we started the project FisioArte Once upon a time…, which proposes the interaction between physiology and literature to awaken students' interest in learning and understanding physiological concepts and mechanisms, suggesting to undergraduates that they reinterpret classic tales from literature incorporating in their reinterpretations physiological concepts. 60 students from the Biotechnology course in the semester 2021.2 and 2022.1 participated in this activity, who, as a group, reinterpreted short stories by Edgar Allan Poe in the context of Physiology of the respiratory system in the semester 2021.2 and the short stories by Machado de Assis in the context of the respiratory system. endocrine in the semester 2022.1. After the activity, students voluntarily answered an evaluation questionnaire about PhysioArt Once upon a time..., with the aim of evaluating the effectiveness of the PhysioArt Once upon a time... project as a pedagogical tool for teaching and learning human physiology. Our results suggest, considering the score between 3-5, that 81.7% of the students who participated in the activity PhysioArt Once upon a time... consider the subject of human physiology difficult and 80% agree that the work of reinterpreting the short story facilitated the understanding of the concepts and mechanisms of human physiology. Furthermore, the results showed that 90% agreed that PhysioArt Once upon a time... increased the interest in learning physiology in a more exciting and enjoyable way. We also observed that 58.4% of the students agreed that this activity involving literature, physiology and group work helped to reduce the stress of the other activities they were performing. The evaluation of these students was carried out through the average score of the short story activity and the score of the dissertation test, which made the average in each of the modules higher than the averages of the tests of the previous semesters (2018.2 and 2019.2). In addition, considering only the grades of the dissertation tests, the endocrine physiology averages of the students who participated in the short story activity were higher than the average of the previous semesters. Our results suggest that PhysioArt Once upon a time... is an efficient pedagogical tool in the teaching-learning process of physiology, as it stimulates students in the teaching and learning of physiology, as well as proving to be an efficient alternative method of learning assessment. |
Palavras-chave: | Arte Literatura Estratégia pedagógica Fisiologia humana Art Literature Pedagogical strategy Physiology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fisiológicas |
Programa: | Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29255 |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Biotecnologia (CBIOTEC) - Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LarissaMariaFerreiraCoitinho_Dissert.pdf | 20,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons