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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29261
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lurdes Maria Valdevino dos-
dc.date.accessioned2023-12-15T13:19:40Z-
dc.date.available2023-11-28-
dc.date.available2023-12-15T13:19:40Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29261-
dc.description.abstractThis work is the result of an analysis of the importance of play in early childhood education with children between the ages of 1 and 2. To this end, a brief presentation was made on the subject that permeates playfulness and child development, taking as its theoretical basis authors who portray playfulness in early childhood education, such as Paulo Nunes de Almeida and Maria Montessori. The research was based on the following guiding questions: How is play used in the education of children aged 1 and 2? And how is play seen in the development of children and the perspectives of play in the training of pedagogues? The general objective was to investigate the use of play activities in children's development in Early Childhood Education. The specific objectives were to identify teachers' difficulties in adapting play activities for children aged between 1 and 2; and to describe the importance of using play as a way of building children's academic, social and autonomous development. The research was based on a qualitative approach, using a questionnaire as an instrument that was answered by five Early Childhood Education professionals from public educational institutions, working in three Municipal Early Childhood Education Centers (CMEI's). The interpretations obtained from the analysis of the answers to the questionnaire made it possible to recognize playfulness as essential for child development in a way that better understands education in its subjectivity towards children in early childhood education, characterized by respect and the right to an education that understands children in their entirety and in their peculiarities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-15T13:19:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMVS28112023.pdf: 532859 bytes, checksum: 1653a66826c93ecfdc0688ed10cad82d (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleLudicidade na educação infantil: trabalhando a autonomia com crianças de 1 e 2 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado da análise sobre a importância do lúdico na educação infantil com crianças entre a faixa etária de 1 e 2 anos de idade. Para tanto, foi apresentado de forma breve sobre o assunto que permeia a ludicidade e o desenvolvimento infantil, tomando como base teórica autores e autoras que retratam a ludicidade na educação infantil, a exemplos de Paulo Nunes de Almeida e Maria Montessori. A pesquisa partiu das seguintes questões norteadoras: Como o lúdico é utilizado na educação de crianças de 1 e 2 anos de idade? E como o lúdico é visto no desenvolvimento de crianças e as perspectivas do lúdico na formação do pedagoga(o)? Teve como objetivo geral investigar a utilização das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil das crianças na Educação Infantil. E como objetivos específicos identificar as dificuldades dos(as) professores(as) nas adaptações de atividades lúdicas para crianças entre 1 e 2 anos; e descrever a importância de utilizar a ludicidade como forma de construção de desenvolvimento escolar, social e autônomo das crianças. A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa, utilizou como instrumento um questionário que foi respondido por cinco profissionais da Educação Infantil de instituições públicas de ensino, atuantes em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s). As interpretações obtidas a partir da análise das respostas ao questionaram permitiram reconhecer a ludicidade como primordial para o desenvolvimento infantil de forma que melhor compreenda a educação em sua subjetividade diante das crianças da educação infantil, caracterizado pelo respeito e direito de uma educação que compreenda as crianças em sua integralidade e em suas peculiaridades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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