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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2927
Tipo: | TCC |
Título: | Semiótica e sincretismo textual: reflexões sobre a pratica de leitura no ensino médio |
Autor(es): | Farias, Michaella Araújo |
Primeiro Orientador: | Fulaneti, Oriana Nadai |
Resumo: | Este trabalho se propõe a apresentar algumas estratégias de ensino de leitura de textos sincréticos em sala de aula, resultado de um projeto de pesquisa aplicada que vem sendo desenvolvido no Programa de Bolsa e Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba. A proposição deste trabalho foi pensada tendo em vista a ampliação da presença da multimodalidade como ferramenta comunicativa e a escassez de propostas metodológicas que contemplem essa temática e sejam de fácil acesso aos docentes. O embasamento teórico para o estudo de textos sincréticos funda-se na semiótica discursiva, teoria francesa baseada nos trabalhos de Greimas e, sobretudo nos estudos e desdobramentos greimasianos desenvolvidos por Floch, Fiorin e Teixeira. De acordo com Teixeira, os textos sincréticos são associações entre linguagens que resultam em uma unicidade de sentido. Apesar de um tema bastante relevante, a questão do sincretismo ainda é recente e não há métodos de análise prontos, apenas em desenvolvimento. Ante essa lacuna, Teixeira elabora uma proposta metodológica de análise dos textos sincréticos, na qual discorre sobre as categorias de análise do plano da expressão, que são cores (cromática), formas (eidética) e organização do espaço (topológica) e suas contribuições na produção do sentido. Com base nessa proposta metodológica, formulamos oficinas para a análise de textos sincréticos que estão sendo trabalhadas com estudantes do ensino médio da das turmas de terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Ascenção Cunha, Centro Estadual de Ensino- Aprendizagem Sesquicentenário e na Escola Estadual João Goulart, todas no município de João Pessoa. Como resultado, observamos que os alunos ainda têm pouca sensibilidade para os elementos visuais e para o plano de expressão, pois tem o olhar voltado ao conteúdo. Pôdese perceber uma maior sensibilização para as multimodalidades envolvidas nos textos sincréticos no decorrer da realização das oficinas. Além de uma melhora progressiva na leitura e interpretação desses textos. |
Abstract: | Not available. |
Palavras-chave: | Semiótica ENEM Ensino Leitura de textos sincréticos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2927 |
Data do documento: | 21-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
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