Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2928
Tipo: TCC
Título: Preconceito literário: a recepção dos livros Best-Sellers e Clássicos para os novos leitores
Autor(es): Andrade , Emerson David de Lima
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: Os leitores, assim como outros grupos sociais, passam pela situação de sofrer preconceito por realizar leituras que nem sempre são convencionais e modelares para grupos que dominam a chamada cultura “erudita”. Ao mesmo tempo em que o mercado editorial investe cada vez mais nos best-seller, agradando esse novo público leitor do século XXI, outros acreditam que a qualidade das obras canônicas, perde-se, em meio a tanta repetição de conteúdo, banalidade e clichês. No presente trabalho propomos mostrar que esses livros, tão criticados e excluídos, são na realidade em sua grande parte, uma chave de entrada importante para leitores iniciantes e, por isso, abarcamos em nossa pesquisa questões relacionadas a formação leitora, a leitura na escola e na sociedade, bem como, discussões e análises decorrentes da pesquisa de campo realizada com internautas. Embasamos nossa pesquisa em autores como: Abreu (2006), Chartier (1999), Mindlin (1999), Cademartori (2009), Calvino (1993), Halsen (1999), Lajolo (2001), Manguel (1997), Martins E Souza (2013), Morais (2012), Paulino E Cosson (2014), Furtado (2014), Segabinazi (2011) E Sierakowski (2012).
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Preconceito literário
Leitura - Best-seller - Clássicos
Formação do leitor
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2928
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDLA07022017.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons