Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2928
Tipo: | TCC |
Título: | Preconceito literário: a recepção dos livros Best-Sellers e Clássicos para os novos leitores |
Autor(es): | Andrade , Emerson David de Lima |
Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
Resumo: | Os leitores, assim como outros grupos sociais, passam pela situação de sofrer preconceito por realizar leituras que nem sempre são convencionais e modelares para grupos que dominam a chamada cultura “erudita”. Ao mesmo tempo em que o mercado editorial investe cada vez mais nos best-seller, agradando esse novo público leitor do século XXI, outros acreditam que a qualidade das obras canônicas, perde-se, em meio a tanta repetição de conteúdo, banalidade e clichês. No presente trabalho propomos mostrar que esses livros, tão criticados e excluídos, são na realidade em sua grande parte, uma chave de entrada importante para leitores iniciantes e, por isso, abarcamos em nossa pesquisa questões relacionadas a formação leitora, a leitura na escola e na sociedade, bem como, discussões e análises decorrentes da pesquisa de campo realizada com internautas. Embasamos nossa pesquisa em autores como: Abreu (2006), Chartier (1999), Mindlin (1999), Cademartori (2009), Calvino (1993), Halsen (1999), Lajolo (2001), Manguel (1997), Martins E Souza (2013), Morais (2012), Paulino E Cosson (2014), Furtado (2014), Segabinazi (2011) E Sierakowski (2012). |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Preconceito literário Leitura - Best-seller - Clássicos Formação do leitor |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2928 |
Data do documento: | 30-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDLA07022017.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons