Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29280
Tipo: | TCC |
Título: | As concepções de professoras sobre o letramento literário no ensino fundamental |
Autor(es): | Vilar, José Islan de Oliveira Ferreira |
Primeiro Orientador: | Alencar, Sabrina Grisi Pinho de |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral: analisar as concepções dos professores sobre o ensino da literatura por meio do letramento literário. Os objetivos específicos consistem em Identificar as concepções das professoras sobre o ensino da literatura; Verificar as estratégias utilizadas pelas docentes acerca do ensino da literatura; e, Analisar, na perspectiva dos professores, os efeitos do artifício literário na vida e no aprendizado dos alunos. A questão principal é: Como os professores compreendem o ensino da literatura/letramento literário?No decorrer do trabalho foi feita uma revisão bibliográfica nos quais foram analisados obras de autores como Koch(2002), Cunha (1974) e Zilberman (2009), entre outros, que discorrem sobre o assunto em questão. A realização da pesquisa decorre da intenção de compreender os mecanismos usados para o fortalecimento da prática literária como viés de aprofundamento e domínio dos temas que se associam aos conteúdos que se enquadram no conjunto de conhecimentos mediados pelo professor, na busca de um educar comprometido com o desenvolvimento das capacidades inerentes a criança. A pesquisa de campo foi realizada com base na observação das aulas de professoras atuantes em turmas do 3.º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino público, de Ensino Fundamental, localizada em Taperoá/PB. A pesquisa é de caráter qualitativo, juntamente ao acompanhamento empreendido em campo escolar houve a aplicação de um questionário contendo 10 questões: sete questões abertas e três questões fechadas com três alternativas de respostas. No decorrer da observação, foi possível perceber que os professores sempre se utilizam de técnicas para atrair a atenção das crianças, cativando-os e sintonizando-os com o livro para poder compreender o seu conteúdo.O emprego da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental é uma atividade complexa que exige rebuscamento dos professores e o uso de alguns métodos que visam melhorar a assimilação das crianças. Conclui-se que os professores são criativos em seus planos metodológicos e que o letramento literário surge como uma alternativa incondicional. |
Abstract: | This work has the general objective: to analyze the conceptions of teachers about the teaching of literature through literary literacy. The specific objectives consist of identifying the teachers' conceptions about the teaching of literature; to verify the strategies used by the professors regarding the teaching of literature; and, Analyzing, from the perspective of teachers, the effects of literary artifice on students' lives and learning. The main question is: How do teachers understand the teaching of literature/literary literacy? During the work, a bibliographic review was carried out, in which works by authors such as Koch (2002), Cunha (1974) and Zilberman (2009), among others, who discuss the subject in question, were analyzed. The realization of the research stems from the intention of understanding the mechanisms used to strengthen the literary practice as a bias for deepening and mastering the themes that are associated with the contents that fall within the set of knowledge mediated by the teacher, in the search for an education committed to the development of the inherent capacities of the child. The field research was carried out based on the observation of the classes of teachers working in classes of the 3rd year of Elementary Education in a public institution of Elementary Education, located in Taperoá/PB. The research is of a qualitative nature, together with the monitoring carried out in the school field, a questionnaire containing 10 questions was applied: seven open questions and three closed questions with three alternative answers. Use techniques to attract children's attention, captivating them and tuning them in to the book in order to understand its content. some methods aimed at improving the assimilation of children. It is concluded that teachers are creative in their methodological plans and that literary literacy emerges as an unconditional alternative. |
Palavras-chave: | Letramento literário Professores Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29280 |
Data do documento: | 27-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JIOFV02122023.pdf | 982,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons