Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2929
Tipo: TCC
Título: Recursos didáticos: a importância da sua utilização em salas de educação de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Elayne Crystini Albino da
Bezerra, Fernanda Pereira Maia
Silva, Siméia Fernandes da
Primeiro Orientador: Brito, Laura Maria de Farias
Resumo: Esta pesquisa é resultado do estudo sobre a importância da utilização de Recursos Didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Teve como objetivo geral investigar e analisar a utilização desses recursos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e sua contribuição no processo ensino/aprendizagem. O texto mostra uma caracterização da EJA através de conceito, funções, público alcançado, além de um resgate histórico com foco nos Recursos Didáticos utilizados pelos programas a partir da década de 40. Trata ainda da concepção desses recursos e a sua importância na prática pedagógica. Por último faz um registro e análise das experiências nos campos de estágio e pesquisa, em turmas do Ciclo II da Escola Estadual Borges da Fonseca e do Curso Supletivo/ UFPB, incluindo o perfil delas e o registro da vivência do exercício docente utilizando os seguintes Recursos Didáticos: poema, vídeo, música, leitura de imagem e notícia de jornal. Através dos resultados obtidos com essas experiências nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos pudemos comprovar a importância da utilização dos recursos didáticos nas mesmas, mediante o interesse dos alunos em participar das atividades propostas e também por meio das produções por eles realizadas. Com isso percebemos que cada recurso aplicado teve sua contribuição e que de fato promoveu uma aprendizagem significativa.
Abstract: This research is the result of the study on the importance of the use of Didactic Resources in Adult Education. The general aim was to investigate and analyze the use of these resources in Youth and Adults (EJA), and its contribution to teaching / learning process. The methodology was exploratory and descriptive research. The text displays a characterization of EJA through concept, functions, reached the public, besides a historical review with a focus on Instructional Resources used by programs from the 40s. It also discusses the conception of these resources and their importance in pedagogical practice. Finally make a record and analysis of experiments in the fields of training and research in classrooms Cycle II State School Borges da Fonseca and Supplementary Course / UFPB, including their profile and record the experience of teaching exercise using the following Didactics Resources: poem, video, music, image and reading newspaper report. Thus, it is concluded that through these experiences in the classroom mode occurs EJA student interest for each feature worked in the proposed activities, promoting significant learning.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Recursos didáticos
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2929
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECAS14102014.pdf785,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.