Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2929| Tipo: | TCC |
| Título: | Recursos didáticos: a importância da sua utilização em salas de educação de jovens e adultos |
| Autor(es): | Silva, Elayne Crystini Albino da Bezerra, Fernanda Pereira Maia Silva, Siméia Fernandes da |
| Primeiro Orientador: | Brito, Laura Maria de Farias |
| Resumo: | Esta pesquisa é resultado do estudo sobre a importância da utilização de Recursos Didáticos na Educação de Jovens e Adultos. Teve como objetivo geral investigar e analisar a utilização desses recursos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e sua contribuição no processo ensino/aprendizagem. O texto mostra uma caracterização da EJA através de conceito, funções, público alcançado, além de um resgate histórico com foco nos Recursos Didáticos utilizados pelos programas a partir da década de 40. Trata ainda da concepção desses recursos e a sua importância na prática pedagógica. Por último faz um registro e análise das experiências nos campos de estágio e pesquisa, em turmas do Ciclo II da Escola Estadual Borges da Fonseca e do Curso Supletivo/ UFPB, incluindo o perfil delas e o registro da vivência do exercício docente utilizando os seguintes Recursos Didáticos: poema, vídeo, música, leitura de imagem e notícia de jornal. Através dos resultados obtidos com essas experiências nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos pudemos comprovar a importância da utilização dos recursos didáticos nas mesmas, mediante o interesse dos alunos em participar das atividades propostas e também por meio das produções por eles realizadas. Com isso percebemos que cada recurso aplicado teve sua contribuição e que de fato promoveu uma aprendizagem significativa. |
| Abstract: | This research is the result of the study on the importance of the use of Didactic Resources in Adult Education. The general aim was to investigate and analyze the use of these resources in Youth and Adults (EJA), and its contribution to teaching / learning process. The methodology was exploratory and descriptive research. The text displays a characterization of EJA through concept, functions, reached the public, besides a historical review with a focus on Instructional Resources used by programs from the 40s. It also discusses the conception of these resources and their importance in pedagogical practice. Finally make a record and analysis of experiments in the fields of training and research in classrooms Cycle II State School Borges da Fonseca and Supplementary Course / UFPB, including their profile and record the experience of teaching exercise using the following Didactics Resources: poem, video, music, image and reading newspaper report. Thus, it is concluded that through these experiences in the classroom mode occurs EJA student interest for each feature worked in the proposed activities, promoting significant learning. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Recursos didáticos Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2929 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECAS14102014.pdf | 785,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
